Futebol
“Braga vai lutar com o Sporting pelo 3.º lugar”
José Marafona
em

“O Braga vai lutar com o Sporting pelo terceiro lugar”. Quem o diz é o antigo guarda-redes do SC Braga, José Marafona, herói da Taça de Portugal de 2016, em declarações à Rádio Renascença.
“É preciso que continuem a manter o nível elevado. Se assim for, é possível que o Braga aproveite a época instável do Sporting e lutem, ambos, pelo terceiro lugar”, justifica.
O guardião que, no início da época, saiu do clube da capital do Minho para jogar no Alanyaspor, da Turquia, sublinha que, na sua opinião, em Portugal apenas Benfica e FC Porto irão lutar pelo título de campeão.
“A I Liga está renhida, competitiva e com muito equílibrio entre as equipas. Candidatos ao título apenas dois, FC Porto e Benfica”, defende.
Com 12 golos sofridos nos onze jogos disputados, Marafona é totalista na baliza do seu novo clube, atual quarto classificado do campeonato turco, com 19 pontos, a dois do líder.
O guarda-redes de 32 anos, em declarações à mesma rádio, diz ter o “sonho” de jogar o EURO 2020 por Portugal.
Leia Também
Aviso amarelo devido à chuva e neve
Os possíveis adversários do SC Braga (e dos outros clubes portugueses) na Liga Europa
“Hoje tivemos o lance mais escandaloso da I Liga até agora”
António Salvador fala em falta não assinalada no golo do Paços de Ferreira
Três pontos ‘por um canudo’ após derrota do Braga na ‘pedreira’
SC Braga perde em casa com o Benfica
Aqui chegado…
...temos uma pequena mensagem para partilhar consigo. Cada vez mais pessoas lêem O MINHO, jornal estritamente digital, líder de audiências. Ao contrário de outros órgãos de informação, optámos por não obrigar os leitores a pagarem para lerem as nossas notícias, mantendo o acesso à informação tão livre quanto possível. Por isso, como pode ver, precisamos do seu apoio.
Para podermos apresentar-lhe mais e melhor informação, que inclua mais reportagens e entrevistas e que utilize uma plataforma cada vez mais desenvolvida e outros meios, como o vídeo, precisamos da sua ajuda.
O MINHO é um órgão de comunicação social independente (e sempre será). Isto é importante para podermos confrontar livremente todo e qualquer tipo de poder (político, económico ou religioso) sempre que necessário.
Inspirados na filosofia seguida pelo jornal inglês "The Guardian", um dos mais importantes órgãos de comunicação do Mundo, também nós achámos que, se cada pessoa que lê e gosta de ler O MINHO, apoiar o futuro do nosso projeto, este será cada vez mais importante para o desenvolvimento da sociedade que partilhamos, a nível regional. Pela divulgação, partilha e fiscalização.
Assim, por tão pouco como 1€, você pode apoiar O Minho - e só demora um minuto. Obrigado.
Futebol
Os possíveis adversários do SC Braga (e dos outros clubes portugueses) na Liga Europa
16 avos de final
em

SC Braga, Benfica e FC Porto têm o estatuto de cabeças de série no sorteio de hoje dos 16 avos de final da Liga Europa de futebol, enquanto o Sporting é a única equipa portuguesa no Pote 2.
Por estarem no Pote 1, os três emblemas lusos vão defrontar um dos segundos classificados da Liga Europa ou um dos quatro piores terceiros da ‘Champions’, com a vantagem teórica de atuarem a segunda mão em casa, em 27 de fevereiro.
Os ‘arsenalistas’ e ‘dragões’ venceram os seus respetivos grupos da Liga Europa, ao contrário dos ‘leões’, que ficaram no segundo posto do D, enquanto que os ‘encarnados’ foram o quarto melhor terceiro da Liga dos Campeões.
Mesmo no Pote 1, as formações lusas não estão livres de enfrentarem adversários categorizados, como o Shakhtar Donetsk, de Luís Castro, a Roma, de Paulo Fonseca, o Wolverhampton, de Nuno Espírito Santo, e os três clubes alemães (Bayer Leverkusen, Eintracht Frankfurt e Wolfsburgo).
Quanto ao Sporting, os ‘perigos’ são bem maiores, pois poderá calhar-lhe em sorte Arsenal, Manchester United, Ajax, Inter de Milão, Sevilha ou Salzburgo.
Com quatro, Portugal é o país com mais clubes nesta fase da competição.
O sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa está marcado agendado para as 12:00 (13:00 horas locais), em Nyon, na Suíça.
– Potes para o sorteio dos 16 avos de final da Liga Europa:
Pote 1
Ajax, Hol (x)
Salzburgo, Aut (x)
Inter de Milão, Ita (x)
BENFICA, POR (x)
Sevilha, Esp
Malmö, Sue
Basileia, Sui
LASK Linz, Aut
Celtic, Esc
Arsenal, Ing
FC PORTO, POR
Espanyol, Esp
Gent, Bel
Basaksehir, Tur
SC BRAGA, POR
Manchester United, Ing
Pote 2
Bayer Leverkusen, Ale (x)
Shakhtar Donetsk, Ucr (x)
Olympiacos, Gre (x)
Club Brugge, Bel (x)
APOEL Nicósia, Chp
FC Copenhaga, Din
Getafe, Esp
SPORTING, POR
Cluj, Rom
Eintracht Frankfurt, Ale
Rangers, Esc
Ludogorets, Bul
Wolfsburgo, Ale
Roma, Ita
Wolverhampton, Ing
AZ Alkmaar, Hol
(x) – Equipas provenientes da Liga dos Campeões.
Futebol
“Hoje tivemos o lance mais escandaloso da I Liga até agora”
Declarações de Ricardo Sá Pinto
em

Declarações após o jogo entre SC Braga e Paços de Ferreira, da 14.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, este domingo disputado em Braga e que terminou com a vitória dos pacenses, por 1-0:
– Ricardo Sá Pinto (Treinador do SC Braga): “Sem inspiração não posso concordar, pouco eficazes, sim, tivemos muitos bolas de golo, voltámos a ser uma equipa que criou e fez o suficiente não para empatar o jogo, mas para ganhá-lo.
Hoje tivemos o lance mais escandaloso da I Liga até agora, uma falta sobre o Galeno que, depois, dá o golo do Paços de Ferreira. Acho inacreditável e não consigo entender como é possível não marcar essa falta. O árbitro não foi ajudado na decisão pelo VAR. A lei diz que quando um golo é precedido de falta, deve ser anulado. O VAR não ajuda, não consigo perceber.
Esta equipa só tem uma cara, em 90 por cento dos jogos dominou os adversários, com exceção de dois ou três jogos, como com o Benfica, a segunda parte com o Gil Vicente e na semana passada [com o Desportivo das Aves], mas ainda assim merecíamos outro resultado.
Houve influência no resultado, como já aconteceu noutros jogos. Na Liga Europa temos tido uma arbitragem, e sem VAR, e aqui outra. Esta equipa merece mais, como no antijogo, e até acho que deve ser como no futsal, quando algum jogador é assistido, o cronómetro deve parar, para haver mais verdade e tempo útil de jogo.
É a segunda oportunidade que perdemos para chegar lá acima, hoje não nos deixaram, não foi só sofrer o golo, é animicamente também. Só quero verdade desportiva, não quero ser ajudado, contra nós não tem sido igual.”.
Pepa (Treinador do Paços de Ferreira): “Se foi um resultado justo? Isso vale o que vale, já tivemos muitos jogos assim, com muito volume ofensivo, muitos remates, cantos e não somámos qualquer ponto, por isso, sobre isso, é marcar mais golos.
O Braga teve uma entrada muito forte, com muita qualidade no jogo interior e exterior e se não nos sufocou, andou lá perto. Só quando alterámos o sistema é que conseguimos equilibrar o jogo, conseguimos sair a jogar com algum critério e respirar com bola.
Fizemos um bom golo e, na segunda parte, foi mais do mesmo, com o Braga a entrar forte, mas depois é saber sofrer, com muito espírito de solidariedade. Tivemos algumas dificuldades, o Ricardo Ribeiro também fez uma grande exibição.
[Lance do golo do Paços de Ferreira] Valorizo é o passe do Luiz Carlos e o remate do Douglas Tanque. São situações do jogo.
[O Eustáquio] É mais um para ajudar, é um jogador com qualidade e provas dadas em Portugal, quer voltar a ser feliz. Mercado de Inverno? É agarrar-me com tudo aos jogadores que tenho aqui. A maior parte dos que jogaram hoje, na época passada estavam na II Liga, e vir jogar com o Braga, que tem um dos melhores plantéis dos últimos anos, sofremos, mas soubemos sofrer, hoje fomos felizes, tivemos a sorte do jogo, mas ela procura-se.
Ninguém se escondeu do jogo, o grupo é muito humilde e já merecia uma vitória destas. Esta é uma semana muito importante para nós, temos o Sporting de Espinho daqui a dois dias, é um sonho poder chegar aos quartos de final da Taça de Portugal e, no domingo, temos mais um mata mata, com o Braga outra vez, para acesso à final four da Taça da Liga”.
Futebol
António Salvador fala em falta não assinalada no golo do Paços de Ferreira
Lance sobre Galeno que precedeu o golo da vitória do Paços de Ferreira
em

O presidente do SC Braga pediu, este domingo, ao Conselho de Arbitragem (CA) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) que esclareça um lance sobre Galeno que precedeu o golo da vitória do Paços de Ferreira e que não foi sancionado.
O único golo da partida da 14.ª jornada da I Liga surgiu aos 38 minutos, por Douglas Tanque, mas os responsáveis do Braga queixam-se de uma falta sobre Galeno, no início jogada, que não foi assinalada pelo árbitro Fábio Veríssimo, nem pelo VAR.
“Vi o que toda a gente viu. O CA também viu e, a exemplo do que aconteceu na semana passada, quando fez um esclarecimento de um lance num determinado jogo [Belenenses SAD-FC Porto], espero que, nas próximas horas, também venha esclarecer este lance”, afirmou o dirigente após a derrota caseira com os pacenses.
Para António Salvador, a equipa minhota foi “prejudicada” e saiu sem pontos “quando não devia”.
“Depois não se admirem quando vier um estudo a dizer que o campeonato português está na cauda da Europa em tempo útil de jogo. Isso só acontece porque as nossas arbitragens permitem que se faça antijogo, daí o tempo útil insuficiente para as equipas desenvolverem o seu futebol. E depois não se dá o tempo de compensação necessário. Se isso acontecesse talvez estivéssemos melhor na Europa”, disse.
Três pontos ‘por um canudo’ após derrota do Braga na ‘pedreira’
O líder dos arsenalistas frisou manter “uma confiança grande nos jogadores e no treinador”.
“Estamos tristes, mas temos vários desafios pela frente e acredito piamente que vamos alcançar os objetivos. Percebo a tristeza dos adeptos, mas há que ter confiança e dizer-lhes para apoiarem esta equipa. Além da infelicidade, temos estes lances como o de hoje, um dos mais escandalosos deste campeonato, como disse o nosso treinador. Agora é olhar para quarta-feira porque é outro grande objetivo da temporada”, disse sobre o jogo com o Benfica, em Lisboa, para os oitavos de final da Taça de Portugal.
EM FOCO
ÚLTIMAS
- Aviso amarelo devido à chuva e neve
- Campanha para ajudar quem não consegue comprar medicamentos arranca hoje
- Os possíveis adversários do SC Braga (e dos outros clubes portugueses) na Liga Europa
- “Hoje tivemos o lance mais escandaloso da I Liga até agora”
- António Salvador fala em falta não assinalada no golo do Paços de Ferreira
Vamos Ajudar?
Reportagens da Semana


Presépio particular com mais de duas mil figuras é atração natalícia em Vila Verde
Quintal da Elisa é um mega-presépio


Em Braga, o Natal é para todos, sobretudo para as famílias
"Braga é Natal"


Simulador quer ajudar a diminuir atropelamentos em Braga e Guimarães
Chancela do Departamento de Engenharia Civil da Universidade do Minho
Populares
- Ponte de LimaHá 1 dia
Rio invade estacionamento no areal em Ponte de Lima. Bombeiros alertam condutores
- BragaHá 23 horas
Família resgatada de carro em estrada atingida por cheias em Braga
- FamalicãoHá 2 dias
Entram por janela do 1.º andar e assaltam duas moradias de luxo em Famalicão
- Aqui PertoHá 2 dias
Dois acidentes provocam três feridos na A28, sentido Viana-Porto