Braga: Tribunal julga cinco adeptos da Fiorentina por desacatos em 2023

Quatro ‘tiffosi’ e dois polícias com ferimentos

O Tribunal Criminal de Braga inicia em outubro o julgamento sumário de cinco cidadãos italianos, adeptos do clube de futebol de Florença, a Fiorentina, detidos em fevereiro de 2023 pela PSP de Braga, na sequência da prática de desacatos.

Na altura, a Polícia deteve seis «tiffosi» e levou-os ao Tribunal de Guimarães, onde acabaram por ser soltos, tendo regressado ao país. Um deles foi ilibado por não se ter provado que participou na rixa.

Na data, a PSP deu conta da «operação especial» que realizou por ocasião do jogo entre o SC Braga e a Fiorentina, a contar para a primeira mão do play-off de acesso aos oitavos de final da Liga Europa, ganho pelos italianos por 4-0.

Por causa dos desacatos, quatro dos seis adeptos detidos sofreram ferimentos e receberam assistência no Hospital de Braga.

“Quando se efetuava o acompanhamento de cerca de um milhar de adeptos visitantes na sua deslocação para o estádio, pelas 16:45, no início da rua de S. Martinho, em Braga, verificou-se a existência de agressões entre os adeptos”, referia a nota da PSP, acrescentando que os agentes mais próximos do local “tentaram fazer cessar as agressões, tendo de imediato um conjunto alargado de adeptos atacado os polícias, através do arremesso de artigos pirotécnicos, pedras, garrafas, paus e impactos com cintos”.

Reposta a ordem com uso da força

E prosseguia o comunicado policial: “Para salvaguarda da integridade física dos polícias, foi reposta a ordem através do uso da força e de meios coercivos de baixa potencialidade letal. No decorrer desta ação, registaram-se ferimentos em dois polícias e em alguns adeptos”, acrescentou o comando.

Ao que o o MINHO sabe, o juiz do processo pode dispensar os italianos – com os nomes de Lorenzo, Simone, Niccolo Graziani, Francesco e Claudio – de estarem presentes na audição, dado que é possível interrogá-los por vídeoconferência.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x