Connect with us

Braga tem todas as condições para acolher Agência Europeia do Medicamento

Ricardo Rio em conferência de imprensa. DR

Braga

Braga tem todas as condições para acolher Agência Europeia do Medicamento

O Município de Braga vai entregar ao Governo uma recomendação para que a cidade seja tida em conta no processo da possível instalação da Agência Europeia do Medicamento em Portugal. Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, o processo de elaboração da candidatura encetado pelo Governo deveria ter sido mais aberto e participado, referindo que “Braga tem todas as condições para acolher a Agência”.

“Mais do que uma lógica estritamente centralista, que sempre tem estado presente nas decisões dos vários Governos, este processo encerra uma enorme falta de transparência e rigor. Não é possível perceber como é que o Governo avalia e determina a escolha de uma cidade sem promover qualquer tipo de auscultação ou de avaliação prévia de alternativas”, frisou o autarca bracarense no final da reunião do executivo municipal que teve lugar esta segunda-feira,  nos Paços do Concelho.

Reconhecendo que a possibilidade de Portugal vir a ter uma candidatura vencedora é “limitada e muito exigente face à concorrência internacional”, Ricardo Rio considerou que, numa primeira instância, o Governo deveria avaliar as cidades com condições para poder vir a acolher a Agência e, só depois, convergir esforços nessa candidatura.

Por outro lado, acrescentou o edil, este é um “processo que exige uma opção política clara” já que, a instalação da Agência em Lisboa, não terá o mesmo impacto ao nível do desenvolvimento do território como teria se fosse instalada em Braga ou mesmo no Porto.

“O Governo teria de sair da sua zona de conforto e olhar para o país no seu todo e perceber que este tipo de decisões têm impacto directo nos níveis de desenvolvimento das regiões e no bem-estar das populações”, sustentou, reiterando a “profunda convicção de que Braga tem todas as condições para acolher a Agência”.

 

Jornal digital da região do Minho.

Mais em Braga

Bitnami