“Um espaço para atividades culturais, recreativas preparado para servir todos os Tadinenses”. Foi assim que Rolando Vilaça, presidente da Junta de Freguesia de Tadim, em Braga, descreveu a requalificação da Escola do Padrão inaugurada este sábado.
À população juntou-se o presidente da Câmara de Braga, Ricardo Rio, que não escondeu a alegria ao ver um “edifício tão bem reabilitado”.
Em comunicado, a Junta de Tadim destaca “a criação de inúmeras salas destinadas a acolher atividades protagonizadas por coletividades que trabalham em prol de Tadim, a criação de três novas casas de banho, substituição de portas, piso novo e, entre muitas outras melhorias, a importante substituição do telhado”.
“Cientes do compromisso assumido com a população, o atual executivo tomou, desde o primeiro dia, a iniciativa de devolver à Escola do Padrão o valor que lhe é devido, respeitando a memória dos que aqui passaram e trabalharam. Com o apoio do município de Braga, desenhamos um projeto e um propósito para este histórico edifício, conseguindo levar a cabo a sua requalificação”, disse o presidente da Junta de Tadim, Rolando Vilaça, agradecendo também a iniciativa do anterior executivo com a participação no Orçamento Participativo, em 2019.
“É com enorme alegria e sentido de responsabilidade que hoje nos reunimos para celebrar a requalificação de um símbolo da nossa freguesia. O tempo não foi generoso com este edifício. No início deste século, a escola acabou por ser reduzida a um simples armazém, longe da dignidade que merece. Hoje é um espaço para atividades culturais, recreativas, mas também um local de encontro e celebração que hoje ressurge renovado, preservando a sua autenticidade e preparado para servir todos os tadinenses”, disse.
Ricardo Rio, ladeado por vereadores do município, começou por referir que “Tadim é uma freguesia que tem sabido mobilizar a comunidade para a concretização de projetos que são importantes para toda a população”, acrescentado que “é importante manter vivos os espaços das freguesias e, se possível, mantê-los vivos aos serviço da população”.
“Eu sei que é esse o projeto que a Junta de Freguesia de Tadim tem: trazer para aqui diversas coletividades, várias realizações da freguesia. É obviamente com muita alegria que vejo este edifício tão bem reabilitado”, concluiu Ricardo Rio.