A AGERE inaugurou, esta sexta-feira, a Árvore da Sustentabilidade, um símbolo “emblemático” do Natal de Braga que este ano assume o tema da importância da preservação da água.
Em comunicado, a empresa municipal explica que foi concebida como uma “poderosa mensagem de sensibilização para a reutilização da água, recurso vital e finito”.
“A árvore é construída com um circuito fechado que permite a circulação continua da mesma água, representando a preocupação da AGERE com a preservação dos recursos
naturais”, lê-se na nota enviada às redações.
Iluminada por tecnologia LED de baixo consumo e alimentada pelos painéis solares instalados na sede da empresa, a Árvore da Sustentabilidade brilha com energia limpa e renovável, “minimizando a pegada de carbono ao mesmo tempo que promove a consciencialização ambiental”.
“A ausência de desperdício de água e o uso de energias renováveis reforçam o compromisso da AGERE com a sustentabilidade, refere a empresa.
A presidente do Conselho de Administração da AGERE sublinhou que esta “construção
diferenciada reflete a aposta da AGERE em soluções sustentáveis e inovadoras, que têm impacto direto no bem-estar da população e no futuro do planeta, reforçando a importância da gestão eficiente e sustentável dos recursos hídricos.”
A Árvore da Sustentabilidade é, assim, “um apelo à responsabilidade individual e coletiva na proteção deste recurso precioso e na promoção de energias renováveis”.
Alexandra Roeger explicou ainda que “esta abordagem inovadora vai permitir reutilizar esta água após a época natalícia, para a rega de espaços verdes e limpeza urbana, o que pretende simbolizar as políticas de sustentabilidade da empresa, uma vez que não há qualquer tipo de desperdício de água.”
A árvore estará disponível para visita durante toda a época natalícia, tornando-se, mais uma vez, um “ponto de encontro para os bracarenses e uma oportunidade para sensibilizar a comunidade para práticas mais amigas do ambiente”.
A Árvore da Sustentabilidade da AGERE é já uma tradição em Braga, tendo, em anos anteriores, integrado projetos comunitários como concursos de recolha de garrafas de plástico entre os Agrupamentos Escolares.