Braga: Só em dezembro a polícia registou danos em 154 carros devido aos buracos na estrada

Ricardo Rio recomenda automobilistas a reportarem casos
Foto: DR / Arquivo

O presidente da Câmara de Braga informou hoje que, entre a PSP e a GNR, foram registados 154 queixas devido a danos nas viaturas provocados pelo mau estado do piso. Rio Rio fez, esta quinta-feira, uma publicação nas redes sociais a dar explicações e recomenda os automobilistas a reportarem os casos à Câmara.

O autarca refere que a “principal razão para a proliferação de buracos nas vias é a intensidade das chuvas ocorridas nas últimas semanas, quer pela sua duração, quer pela quantidade de chuva concentrada no tempo, que provoca maior erosão nos pisos”.

“Se olharmos por exemplo para as 86 ocorrências participadas à PSP durante o mês de dezembro, verificamos que 31 delas ocorreram na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires e 11 na Avenida Francisco Salgado Zenha (Variante Sul), seguindo-se a Avenida João XXI e a Avenida da Liberdade. Quanto à área de influência da GNR, destacam-se nas 68 ocorrências registadas a Avenida de Sequeira, a Rua de Mazagão (Aveleda), a Avenida General Carrilho da Silva Pinto (Tenões) e a EN 205-4 (Mire de Tibães)”, relatou.

De acordo com o autarca, a Câmara já aplicou 90 toneladas de betuminoso para reparar os buracos que vão surgindo. “De setembro a dezembro, a Câmara registou 412 intervenções de reparação, com aplicação de betuminoso a frio”, referiu.

Aponta ainda para as obras que estão em curso e irão arrancar, que ascendem a um investimento de 28 milhões de euros nos últimos anos.

“Mais uma vez, a mesma cifra engloba quer grandes projetos (Avenida Padre Júlio Fragata, Variante da Encosta, Variante do Fojo, Acessos aos Parques Industriais de Sobreposta e de Padim da Graça, Rua Costa Gomes, Rua de S. Martinho de Tibães, Rua 25 de Abril em Lomar, entre outros), como múltiplas obras concretizadas em todos os anos nas diferentes Freguesias do Concelho (com valores que podem oscilar entre os 5 e os 100.000€, muitas delas delegadas nas Juntas de Freguesia)”, disse.

E outros projetos estão para arrancar “a curto prazo”. “Estão na forja as intervenções na Av. da Liberdade, Av. Antero de Quental, Variante do Fojo (2ª fase), Rua dos Presidentes e 5 de Outubro (Lomar), bem como uma intervenção de fundo na Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires. A estas ‘grandes intervenções’ acrescerão as habituais obras espalhadas por todo o território de Braga e, possivelmente, a contratação de um novo Acordo-Quadro para tornar mais expedito o processo de novas pavimentações”, enumerou.

Caso seja uma das vítimas dos buracos, Ricardo Rio apela a chame a polícia, registe a ocorrência com fotografias e encaminhe para o responsável da via (Câmara ou Infraestruturas de Portugal). “Se for o Município, encontra o formulário online “Relatório de Sinistro”, que deve ser preenchido e enviado por e-mail acompanhado dos elementos anteriores e dos orçamentos para [email protected] ou entregue presencialmente no Balcão Único”, explica o autarca.

O edil apela aos cidadãos para reportarem qualquer anomalia nas estradas do concelho para [email protected].

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados