Seguir o O MINHO

Braga

Braga. Serviço de Pneumologia do Hospital faz teste à saúde da população

em

Foto: DR

O Serviço de Pneumologia do Hospital de Braga realiza, esta quarta-feira, uma ação de deteção precoce da doença para assinalar o Dia Mundial da Doença Pulmonar Obstrutiva Crónica (DPOC), comemorado a 15 de novembro.

Fonte hospitalar adiantou que a iniciativa decorre na entrada principal do Hospital, das 9:30 às 15:30.

Neste dia – acrescenta – “são realizadas espirometrias, um exame respiratório que permite o registo de volumes e dos fluxos de ar e que deteta de forma eficaz os primeiros sinais de obstrução das vias aéreas”.

Este teste – acentua – “deve ser realizado por todos os indivíduos com fatores de risco e que apresentam sintomas como falta de ar, cansaço ao realizar esforços ou atividades quotidianas e tosse há mais de oito semanas, com ou sem expetoração”.

Para além deste teste, os profissionais de saúde promovem uma ação de sensibilização sobre as doenças respiratórias mais comuns e sessões de treino de diferentes inaladores e respetivas técnicas inalatórias.

A DPOC é uma doença pulmonar grave que se carateriza por sintomas respiratórios crónicos e limitação ao fluxo de ar. Tosse, expectoração, cansaço e falta de ar são os principais sintomas desta doença, sendo o tabaco o seu principal desencadeador.

Atualmente é considerada a quarta causa de morte no mundo, sendo responsável por três milhões de mortes anuais. Em Portugal, o Observatório Nacional das Doenças Respiratórias estima existirem 800 mil doentes com DPOC, com uma prevalência de 14% na população com mais de 40 anos.

Populares