Seguir o O MINHO

Braga

Braga sensibiliza população para a prevenção de resíduos

Várias iniciativas até 24 de novembro

em

Foto: DR / Arquivo

O Município de Braga volta a participar na Semana Europeia da Prevenção de Resíduos que decorre até 24 de novembro. Esta iniciativa visa sensibilizar a população para a problemática dos resíduos, em particular para a prevenção da sua produção, e motivar a responsabilização de cada cidadão.

Para esta semana, o município agendou um conjunto de acções que terão lugar no Balcão Único, localizado no edifício do Pópulo, na Associação Comercial de Braga (ACB), Braval e na Agere, na Quinta Pedagógica, em restaurantes de Braga e em conjunto com as IPSS do concelho, de acordo com uma nota enviada pela autarquia a O MINHO.

Do programa fazem parte a formação aos associados da ACB sobre separação de resíduos (óleo alimentar usado, borras de café, vidro, embalagens e papel/cartão) com visita à Braval, oficina de elaboração de sabão com base em óleos alimentares usados, oferta de mini-pilhões, assim como a oferta por parte da re.store dos tecidos, alças e etiquetas a colocar nos sacos a serem desenvolvidos pelas IPSS.

Outra das iniciativas passa por sensibilizar os consumidores a pedir para embalar as sobras das refeições nos restaurantes através da campanha “Embrulhe, pf!”.

Ainda no Balcão Único e no balcão de atendimento da AGERE, será desenvolvida a acção de sensibilizar a população para o consumo de água da torneira e para a redução do uso de garrafas de plástico, prejudiciais ao meio ambiente. A acção consiste numa ‘prova cega’ em que os munícipes são convidados a provar água da torneira e água engarrafada. No final, os participantes podem avaliar a qualidade da água de cada uma e identificar qual a água proveniente da rede pública.

O programa completo das actividades está disponível no site do Município de Braga em http://bit.ly/33Z1SyM.

Populares