Sameiro Araújo, treinadora de atletismo do SC Braga ao longo das últimas quatro décadas, viu a sua oitava atleta competir nuns Jogos Olímpicos com a participação da também bracarense Mariana Machado nos 5.000 metros em Paris. Dessa forma, estes são os nonos Jogos Olímpicos em que a treinadora participa.
A também vice-presidente da Câmara de Braga e vereadora com o pelouro do Desporto, começou por treinar Conceição Ferreira e Albertina Machado (mãe de Mariana) em 1984, com ambas atletas a participarem nos Jogos Olímpicos de Los Angeles. A mesma dupla competiu quatro anos depois em Seoul.
Em 1992, nos Jogos Olímpicos de Barcelona, Sameiro Araújo era a treinadora de três atletas: a vianense Manuela Machado, novamente Conceição Ferreira e ainda Fernanda Marques. Quatro anos depois, em Atlatnta, voltou a chegar aos Olímpicos como treinadora de Albertina Machado, Manuela Machado e Conceição Ferreira.
Seguiram-se os Jogos Olímpicos de Sidney, em 2000, onde foi treinadora de Manuela Machado e Alberta Capé. Quatro anos depois, em Atenas, a bracarense treinou Alberta Capé. Em 2012, nos Jogos Olímpicos de Londres, Sameiro Araújo apresentou-se como treinadora olímpica da vimaranense Dulce Félix, atleta que voltou a treinar para o Rio de Janeiro, em 2016, juntamente com Ricardo Ribas, o primeiro atleta masculino olímpico na carreira de Sameiro Araújo. Em Tóquio (2020) e Pequim (2008), a treinadora bracarense não viu nenhum dos seus atletas conseguir o apuramento.
Nas redes sociais, Sameiro Araújo destacou este facto, agradecendo a Mariana Machado pela “oportunidade de mais uma vez ser treinadora olímpica”.
“Já lá vão 40 anos, quando pela primeira vez concretizei este sonho. Fazendo uma retrospetiva, sinto muito orgulho no trabalho realizado, mas, sinto principalmente gratidão para com todas atletas que comigo trilharam este caminho, bem como a todos que estiveram ao meu lado nesta caminhada. Obrigada”, escreveu a treinadora.
Notícia atualizada às 12h30 com o número de edições de JO em que Sameiro Araújo participou como treinadora.