O candidato da Iniciativa Liberal (IL) à presidência da Câmara Municipal de Braga, Rui Rocha, ataca a proposta de gratuitidade de transportes públicos, apresentada pela coligação Juntos por Braga liderada por João Rodrigues (PSD/CDS).
Num vídeo publicado nas redes sociais, Rui Rocha recorda que Ricardo Rio, atual autarca social-democrata, foi contra a gratuitidade dos transportes para todos quando esta proposta foi apresentada pelo PS e acusa João Rodrigues de ir “atrás do populismo dos socialistas”.
Para a IL, os transportes devem ser gratuitos para quem não tem condições económicas para pagar.
A gratuitidade para todos, em contrapartida, de acordo com Rui Rocha, tem como consequência menos meios financeiros para melhorar o serviço que “acabará por ficar ainda pior do que é hoje”.
E, para defender a sua posição, Rui Rocha recorda a afirmação do ainda presidente Ricardo Rio, que foi candidato, tal como João Rodrigues, pela coligação Juntos por Braga, de que a gratuitidade implicaria não haver, depois, “dinheiro para investir” em transportes públicos.
Para a candidatura da IL, essa capacidade de investimento é fundamental uma vez que o “principal problema dos transportes públicos é a falta de fiabilidade dos horários, a baixa frequência do transporte e o tempo elevadíssimo que é necessário para percorrer trajetos relativamente pequenos no concelho”.
“A gratuitidade não resolverá nenhum desses problemas e fará com que os bracarenses continuem a não poder utilizar transporte público, conclui Rui Rocha.