A 13.ª edição da Braga Romana – Reviver Bracara Augusta arrancou esta quarta-feira. Até à próxima segunda-feira, Braga recorda o quotidiano da cidade fundada por César Augusto há mais de dois mil anos.
O evento tem como palco as ruas do Centro Histórico, com a reconstituição das atividades económico-sociais da época, com animação de rua constante, cortejos, espetáculos e representações teatrais.
Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, a Braga Romana constitui-se como uma verdadeira “aula de história ao ar livre em que se procura recriar as vivências e os hábitos que marcaram o período romano da cidade”. Segundo o autarca, este é um evento com grande envolvimento da comunidade e dos agentes económicos da cidade.
“A Braga Romana conta com o envolvimento de milhares de bracarenses, de associações, de escolas e cidadãos anónimos que participam em cada um dos eventos e manifestações artísticas. São eles que fazem da Braga Romana uma grande atração do nosso calendário anual”, afirmou o edil.
A edição de 2016 conta com seis palcos, nove áreas temáticas e 70 horas de espetáculos ininterruptos que serão protagonizados por 25 entidades artísticas.
Segundo Lídia Dias, vereadora da Cultura, houve um reforço da programação na área pedagógica, com a realização de mais oficinas pedagógicas, espetáculos teatrais e com um aumento das atividades na Escola Romana, instalada na EB1 de S. João do Souto. Neste local, “os jovens visitantes terão a oportunidade de conhecer o dia-a-dia de uma escola romana e participar em oficinas de escrita em latim, aritmética, jogos de tabuleiro, entre outras atividades”.
Outra das novidades é a existência de uma nova área temática – Tenda de Marte e Vénus – instalada na Praça Municipal onde haverá animação relacionada com o quotidiano dos Bracaraugustanos.
O destaque deste primeiro dia vai para a realização, às 22h30, do ‘Senatus Bracarae Augustae’, no Rossio da Sé, que irá recriar uma Assembleia Senatorial. Esta quinta-feira, as atenções centram-se na ‘Forja do Vulcano’, um espetáculo mitológico com gladiadores, estátuas vivas, dança, fogo, malabares, canto e pirotecnia.
Na Sexta-feira, realiza-se o habitual Cortejo Triunfal, com a participação de mais de 1.800 figurantes, e no sábado, na Praça Municipal, decorrerá o Casamento Romano. O ritual da cerimónia será recheado de momentos simbólicos da mitologia clássica e atividades lúdicas que irão deliciar os noivos e convidados durante o banquete. O programa de domingo será preenchido com ‘Amphitruo’, uma comédia de Plauto sobre o relacionamento amoroso de Júpiter com uma mortal.
Ao longo de todo o evento, os bracarenses e visitantes serão surpreendidos por dezenas de personagens da mitologia romana e figuras do imaginário da época que irão circular pelas ruas do Centro Histórico.
De referir que o Cortejo “Ludi Litterarii” que estava agendado para esta quarta-feira, devido à instabilidade das condições meteorológicas, irá realizar-se na próxima segunda-feira, pelas 10h00.
A programação completa está disponível através do link https://goo.gl/Ic5uha.
Alterações à programação devido à instabilidade das condições meteorológicas
A programação da 13ª edição de “Braga Romana-Reviver Bracara Augusta” vai sofrer alterações, devido à instabilidade das condições meteorológicas previstas para os próximos dias.
Alterações:
- O Cortejo “Ludi Litterarii”, que estava agendado para as 10h00 desta quarta-feira, foi adiado. Decorrerá na próxima segunda-feira, às 10h00.
- Será dada oportunidade ao Mercado de Rua (mercadores e artesãos) de continuar em funcionamento até às 18h00 de segunda-feira.
- As Áreas da Alimentação (Largo das Carvalheiras, Largo de São Paulo e Largo de Santiago) irão estar disponíveis até às 24h00 de segunda-feira.
Fique a par das Notícias de Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui