Braga: Rio Este vai ter novo ‘oásis’ no centro da cidade

A ‘zona da lagoa’, nas traseiras do complexo desportivo da Rodovia, em Braga, um dos ‘segredos’ mais bem guardados do rio Este, vai ganhar uma nova cara na frente ribeirinha, com regularização e renaturalização do seu curso.

O protocolo de cooperação técnica entre a Câmara de Braga e a Agência Portuguesa do Ambiente (APA) que visa promover a intervenção na denominada ´zona da lagoa´, entre a Avenida Mestre José Veiga e a zona da comporta da ´lagoa´, no Eixo Desportivo da Rodovia, foi ontem assinado.

vereador do Ambiente, Altino Bessa, o presidente da Câmara, Ricardo Rio, secretário de estado, Hugo Pires e o vice-presidente da APA, José Pimenta Machado

De acordo com o vereador do Ambiente, “esta intervenção vem completar a primeira fase do projeto, devolvendo as funções ambientais deste troço do rio Este e potenciando a sua posterior ligação ao troço já renaturalizado, entre a ponte Pedrinha e a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires”.

Explica Altino Bessa que a “primeira fase iniciou-se já em 2014, com a renaturalização da zona contígua ao Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia (INL), e será agora terminada”.

Maquete

” A segunda fase irá incidir entre a ´lagoa´ e a Rua da Fábrica e a terceira fase entre a Rua da Fábrica e a Avenida Frei Bartolomeu dos Mártires”, completou.

Maquete

A Câmara de Braga vai agora “preparar e apresentar o projeto para realização desta empreitada, assim como sujeitá-lo à apreciação técnica da APA para obtenção do título de utilização dos recursos hídricos”.

Por seu turno, “a APA prestará todo o apoio técnico que venha a ser solicitado pelo Município, acompanhará a execução da obra e emitirá as recomendações ou orientações necessárias”.

 
Total
0
Shares
Artigos Relacionados