Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Ricardo Rio participou no dia inaugural da Future University

em

Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, participou, esta segunda-feira, no dia inaugural da Future University, um evento que pretende criar soluções sustentáveis para os desafios mais difíceis da humanidade em áreas diversas como a saúde, pobreza, educação energia, segurança, longevidade, alimentação, água e outros problemas globais.

Na ocasião, o Edil sublinhou que este é um evento que será ´marcante na afirmação do Concelho´ e que é coerente com o modelo de desenvolvimento que tem sido implementado pelo actual Executivo Municipal. “Pretendemos estimular a capacidade de concretização, fazendo de todos agentes de mudança perante os desafios do mundo moderno, o que se enquadra perfeitamente no espírito da Future University”, afirmou.

O autarca destacou as políticas de dinamização económica e de apoio ao empreendedorismo, garantindo que a fixação de empresas, a atracção de investimento e a geração de postos de trabalho são a ´prioridade das prioridades´ do Município. “Trabalhamos de forma integrada com todos os agentes locais, num modelo de desenvolvimento partilhado que tem produzido frutos e que queremos que se mantenha num futuro que vai muito para além do actual mandato”, sublinhou, referindo que foi com esses objectivos em mente que foram criadas a InvestBraga e a StartUp Braga, entidades que dão ´todas as condições aos empresários para potenciarem o desenvolvimento empresarial e captarem recursos qualificados para a região´.

O papel da Universidade do Minho (UM) na transformação do território foi também enaltecido por Ricardo Rio, lembrando o Edil que muitos alunos formados na UM criaram os seus próprios negócios, que são hoje exemplos internacionais em vários sectores. “O impacto da UM fez ainda com que Braga se tornasse uma referência na área da Juventude, preparando-se inclusivamente no próximo ano para receber o título de Capital Ibero-Americana da Juventude. Temos uma cidade jovem, que oferece qualidade de vida aos seus cidadãos e que reúne todas as condições, a nível pessoal e profissional, para os jovens aqui se estabelecerem”, adiantou.

Por fim, o Edil fez votos de que todos os participantes desfrutem do evento e das condições proporcionadas pela cidade. “Espero que, usufruindo do muito que temos para oferecer, regressem a Braga para, a partir daqui, ajudar a mudar o mundo e a encarar de forma inovadora os desafios do futuro”, concluiu.

O primeiro programa em Portugal da Future University decorre em Braga entre os dias 24 e 30 de Agosto. Neste primeiro programa estão inscritos cerca de 100 alunos e um total de 30 oradores de renome mundial. Durante sete dias as salas de conferências do Hotel Meliã estão transformadas num Laboratório de Incubação de ideias e soluções à escala global.

Populares