Braga: Ricardo Rio e Mesquita Machado homenageados pela associação Synergia

Manuel Barros, Hugo Pires, e Emídio Guerreiro entre os louvados
Foto: DR

O atual e o ex-presidente da Câmara de Braga, respetivamente Ricardo Rio e Mesquita Machado elogiaram sábado a associação Synergia, na Gala Comemorativa dos seus 20 anos: “É um exemplo de como o trabalho em rede e a visão estratégica podem transformar uma cidade”, afirmou Ricardo Rio. Já o ex-autarca do PS declarou: “Parabéns por todas as conquistas e que os próximos 20 anos sejam ainda mais marcados por sucessos, impacto e transformação positiva na vida dos jovens e da nossa comunidade.”

O evento, que decorreu no Centro de Artes e Desporto inclusivo (CADI), incluiu a homenagem a mais seis personalidades, além destes dois autarcas: Manuel Barros (ex-dirigente do Instituto da Juventude), Hugo Pires, (ex-vereador da Juventude), Emídio Guerreiro (ex-secretário de Estado do setor), Fernando Ventura (diretor do organismo), Vítor Dias, (atual Diretor do IPDJ), e Luís Alves, Diretor da Agência Erasmus.

O presidente da Synergia, Ricardo Sousa disse, na ocasião, que Ricardo Rio, enquanto Presidente da Câmara, foi homenageado como um parceiro estratégico: “O apoio contínuo do Município tem sido fundamental para que possamos promover a juventude, a inclusão e a inovação social. Ricardo Rio é, sem dúvida, um grande amigo da Synergia.”

Sobre Mesquita Machado realçou que, enquanto Presidente da Câmara, deu o impulso inicial: “Concedeu a sede que hoje abriga a Synergia, apoiou o projeto no Euro 2004 e acreditou no potencial transformador da associação. “Arriscou quando muitos duvidavam, e esse risco fez toda a diferença”, sublinhou.

Manuel Barros: essencial no arranque

Já o apoio de Manuel Barros, figura essencial no início da Synergia, foi enaltecido durante a gala; “Acreditou que era possível criar uma associação juvenil fora da caixa, com uma abordagem inovadora e alternativa”, afirmou Ricardo Sousa.

Hugo Pires, então Vereador da Juventude, foi recordado como uma peça chave desta transformação: “Ajudou-nos a romper os muros da cidade, a sermos parte da Capital Europeia da Juventude em 2012 e a pensarmos em Braga como uma cidade de oportunidades para os jovens.”

Por sua vez, Emídio Guerreiro, enquanto Secretário de Estado, – disse, ainda, o presidente da Synergia -, foi um incentivador do seu potencial nacional. “Ele viu na nossa associação um exemplo de inovação e cultura que poderia ser replicado em todo o país. Foi graças a esta visão que a Synergia cresceu e se consolidou.”

Já Fernando Ventura foi reconhecido por trazer à organização uma visão humanista e solidária: “Ensinou-nos a ver o mundo de forma mais justa, a olhar para as pessoas com dignidade e a reforçar a nossa missão de inclusão.”
Por seu turno, Vítor Dias, Diretor do IPDJ, foi louvado pelo papel decisivo no crescimento nacional da associação, enquanto que Luís Alves, Diretor da Agência Erasmus, foi homenageado pelo contributo à internacionalização da organização.

2020-2024: Uma Nova Era de Impacto

No seu discurso, Ricardo Sousa sublinhou que, “mesmo num contexto de desafios globais, a Synergia mostrou a sua resiliência e inovação nos últimos anos. A criação da Synergia Portugal, o lançamento de iniciativas como o Campo de Férias Inclusivo e o projeto Estrelas que nos Unem demonstram o compromisso contínuo com a juventude e a inclusão”.

E, a propósito, relembrou o lema fundador, “Só Faltas TU”, que nos últimos 20 anos conectou milhares de jovens, organizações e comunidades, “tornando a Synergia numa referência de inovação social, cultural e juvenil”.
A celebração destacou os marcos mais importantes da associação, organizados em períodos de cinco anos, e homenageou figuras que, com visão e dedicação, transformaram sonhos em realidade.

2004-2009: Um Início Visionário

Nos primeiros anos, – disse ainda o dirigente – “a Synergia nasceu com o propósito de ser diferente, de oferecer aos jovens experiências inovadoras que iam além do desporto convencional. Durante este período, iniciativas como o Dia Synergia no Euro 2004, o lançamento do Espaço Synergia, as ações de arte urbana e skate e o Curso de DJs marcaram a identidade criativa da associação”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados