O empresário Ricardo Costa, CEO do grupo Bernardo da Costa, em Braga, foi classificado como o segundo maior influencer da rede social Linkedin em Portugal, só suplantado pelo atual secretário-geral da ONU, António Guterres.
O empresário de Braga conheceu o lugar na lista da Favikon no mesmo dia em que atingiu os 200 mil seguidores naquela rede social mais orientada para carreiras profissionais.
Em declarações a O MINHO, o empresário diz ser uma “honra imensa” estar “ao lado de figuras de renome internacional, como o Secretário-Geral das Nações Unidas, António Guterres”.
![](https://ominho.pt/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-08.28.11-1024x967.jpeg?v=1739550346)
“Esta proximidade reforça a responsabilidade de utilizar a plataforma para promover diálogos construtivos e disseminar conhecimento que possa contribuir positivamente para a sociedade”, sublinhou Ricardo Costa.
O empresário destaca esta rede social em funções de outras por se encontrar “em crescimento contínuo, especialmente no contexto profissional”.
![](https://ominho.pt/wp-content/uploads/2025/02/WhatsApp-Image-2025-02-13-at-08.28.11-1-1024x1024.jpeg?v=1739550340)
“Enquanto plataformas como o Facebook enfrentam um declínio no número de utilizadores e o X (anteriormente Twitter) lida com desafios relacionados à radicalização dos conteúdos, o LinkedIn mantém um ambiente focado no desenvolvimento profissional e na partilha de conhecimento. Este foco tem atraído cada vez mais utilizadores que procuram interações significativas e oportunidades de networking”, disse ainda Ricardo Costa.
O CEO do grupo Bernardo da Costa, que se tornou célebre desde há cerca de 10 anos com o pagamento de férias de luxo aos funcionários das empresas do grupo, tendo até instituído o departamento da felicidade para assegurar o bem estar dos seus colaboradores, considera que é “essencial” que estas redes promovam “ambientes saudáveis”.
“As redes sociais, de forma geral, desempenham um papel crucial na forma como comunicamos e acedemos à informação. No entanto, é essencial que estas plataformas promovam ambientes saudáveis, incentivando a partilha responsável e o respeito mútuo”, declarou.
A finalizar, Ricardo Costa considerou a O MINHO que “o LinkedIn destaca-se neste aspeto ao proporcionar um espaço onde profissionais podem conectar-se, aprender e crescer juntos, mantendo o foco em conteúdos que agregam valor às suas carreiras e ao mercado de trabalho”.