A Companhia de Bombeiros Sapadores de Braga assinalou, esta quinta-feira, o seu 259.º aniversário com uma cerimónia solene marcada pelo juramento de 29 novos operacionais, reforçando assim a sua missão de serviço à comunidade.
Nuno Osório, comandante da companhia, sublinhou que este reforço permite o aumento de mais de 25% do aumento do efetivo, que atualmente ronda os 122 operacionais.
No total, incluindo os civis, são 130 trabalhadores na companhia que irá passar a Batalhão, conforme já foi aprovado em Reunião de Câmara.
“Quem ganha? Ganha a cidade, ganha o concelho, ganha Braga, conseguimos com este aumento dar uma resposta mais cabal e sobretudo na segunda e na terceira saída, este efetivo é nisso que nos vai ajudar”, referiu Nuno Osório em declarações a O MINHO.
O vereador da Proteção Civil, Altino Bessa, sublinhou ainda que o Município de Braga “está a fazer um grande esforço financeiro com a integração” dos novos 29 elementos, assinalando o dia como particularmente significativo tanto para a Companhia como para o concelho de Braga.
Para o futuro, o comandante Nuno Osório apontou a consolidação e melhoramento das valências já introduzidas. “Agora estamos a apostar muito nas águas bravas, temos 20 elementos formados em águas bravas que necessitam de treino, e também nos mergulhadores, que é uma valência tecnicamente muito exigente e temos de a melhorar”, notou.
A cerimónia de aniversário contou com a presença de várias entidades civis e religiosas, numa cerimónia que homenageou o percurso de uma instituição que, ao longo dos séculos, tem desempenhado um papel importante na proteção e socorro das populações.

























































Durante a cerimónia, Altino Bessa destacou o investimento “significativo” realizado pelo Município de Braga na “modernização e reforço da corporação”.
Nos últimos anos, foram investidos cerca de dois milhões de euros em viaturas operacionais e diversos equipamentos de proteção individual, o que se traduziu num aumento de 36% na capacidade de resposta operacional da Companhia.