Seguir o O MINHO

Braga

Braga recebeu o XXIX Encontro de Reis

em

A XXIX edição do tradicional Encontro de Grupos de Reis decorreu, este domingo, no PEB – Parque de Exposições de Braga.

O espetáculo, que contou com a atuação de 12 grupos, contemplou mais duas vertentes, nomeadamente a interpretação de músicas em espaços públicos e em instituições de solidariedade social, no Hospital e no Estabelecimento Prisional da cidade.

Ao todo, o ciclo de concertos e animação de rua, que se iniciou em dezembro e terminou com o ´Encontro de Reis´, contou com a participação de 45 grupos e associações.

De acordo com Lídia Dias, vereadora da cultura, o evento representa um dos momentos altos do trabalho que tem vindo a ser desenvolvido com vista à revitalização das tradições locais.

“Este Encontro é uma forma de perpetuar a tradição do Cantar de Reis e Janeiras e é também a melhor prova do dinamismo associativo de Braga, com o qual temos mantido uma relação de diálogo e proximidade, estando sempre atentos às necessidades que surgem”, afirmou, sublinhando que o facto de este evento estar na sua XXIX edição é um ´motivo de orgulho´ para o Município: “Tivemos uma grande adesão do público numa tarde marcada pela alegria contagiante que emanou do palco e que certamente ficará gravada na memória dos presentes. Isso incentiva-nos a continuar a apostar no crescimento do evento”.

XXIX Encontro de Reis musica

Segundo Lídia Dias, os cânticos natalícios que os grupos etnográficos levaram às instituições de solidariedade do concelho durante o período natalício foram também uma forma de ´enviar uma mensagem de carinho, alegria e esperança a quem mais precisa´.

O palco do auditório do Parque de Exposições de Braga recebeu as atuações do Orfeão de Merelim, Grupo Folclórico da Casa do Povo de Lomar, Rancho Folclórico S. João Baptista de Nogueira, Orfeão de Braga, Grupo Cénico Cultural e Beneficiente de Arentim, Rancho Folclórico do CATEL – Cunha, Coro Real do Conservatório de Música Calouste Gulbenkian, Grupo Coral do Centro Social e Paroquial da Armada, Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’, Grupo Folclórico de Santa Maria de Aveleda, Grupo de Cantares da CDCR dos CTT e Rancho Folclórico Santa Cecília de Vilaça.

XXIX Encontro de Reis braga teatro

A Equipa Espiral participou com um espetáculo teatral de animação sobre os Reis Magos, intitulado ´Onde Fica Belém?´.

Populares