Braga recebeu Grande Encontro de Telescópios

Na Noite Europeia dos Investigadores
Foto: DR

O Centro Ciência Viva de Braga juntou, no Mosteiro de Tibães, esta sexta-feira, a ciência e os cientistas num “Grande Encontro de Telescópios” no âmbito da Noite Europeia dos Investigadores 2024. 

De acordo com a organização, o “evento teve uma grande participação e pretendeu colocar os astrónomos em contacto com o público e foram muitos os aficionados e cientistas que responderam à chamada vindos de vários locais do país”.

Em comunicado, é referido que a iniciativa “começou nos espaços da mata do Mosteiro onde decorreram atividades ambientais organizadas pela equipa de biólogos do Centro Ciência Viva”.

“O momento mais alto do evento, esteve reservado para depois do Sol baixar no horizonte, com uma ‘enchente’ para assistir a uma viagem pelo nosso universo, ministrada pelo astrónomo José Augusto Matos que preencheu a sala das cavalariças do Mosteiro com muitas famílias e participantes de todas as idades”, prossegue a nota, a cargo do Centro Ciência Viva de Braga.

“Seguiu-se, até de madrugada, uma noite de observação com telescópios, de vários tamanhos, que possibilitaram a um grande número de participantes, a observação de Saturno, de Júpiter, de várias Galáxias, Nebulosas, Enxames e outros objectos do céu. Tivemos ainda uma ‘visita guiada ao céu’ que fez as maravilhas de muitos dos que estiveram presentes”, descreve a organização.

Para o diretor do Centro Ciência Viva, João Paulo Vieira, “o evento teve um enorme sucesso e foi também um regresso de grandes eventos ligados à Astronomia à cidade de Braga”.

“A comunidade Bracarense sempre teve um carinho especial pela astronomia. A NEI em 2024 foi também um momento especial com muitas famílias a terem a possibilidade de participarem numa noite de festa para a ciência que foi celebrada por toda a Europa. É muito especial partilhar a ciência e possibilitar às pessoas a proximidade com os cientistas e o conhecimento e sentindo, deste modo, o impacto que isso tem nas pessoas”, disse.

A Noite Europeia dos Investigadores é um evento de referência europeu, cativando, a cada edição, milhões de participantes em atividades que mobilizam milhares de investigadores entusiasmados por partilhar o seu conhecimento e os resultados da sua investigação.

A iniciativa é promovida e financiada pela Comissão Europeia,  no âmbito das Ações Marie Curie, que pretende aproximar cientistas e restante sociedade sempre na última sexta-feira de setembro e assim partilhar um pouco o dia-a-dia de quem faz e produz conhecimento.

As atividades no âmbito da NEI decorrem ao longo de todo ano de 2024 e 2025. O Centro Ciência Viva de Braga voltará a organizar o evento em 2025 cujo acrónimo EU-EMBRACES ( Empowering Minds: Boosting Research in Citizen Engagement and Schools ) – dá a oportunidade para os participantes usufruírem de uma variedade de eventos online e presenciais cuja temática se centra nas missões da União Europeia com metas muito bem definidas até 2030.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x