A “Mesa na Praça”, localizada no Mercado Municipal de Braga, acolhe, em 19 de outubro, o Mercado de Produtos Ecológicos e Plant-Based que promovem o “consumo sustentável”. Estão ainda agendadas mais duas edições até ao final do ano: 16 de novembro e 21 de dezembro.
Esta iniciativa, cujo início se deu no mês de setembro, surge como fruto de uma parceria entre a Mesa na Praça e o Elevate Plant-Based Market, na pessoa de Chantal di Donato, fundadora do projeto, “ávida promotora” de atividades de promoção de ‘healthy lifestyle’ na cidade.
Após algumas edições na Cooperativa Synergia, a Mesa na Praça será o novo palco do Elevate Plant-based Market. Trata-se de um mercado ‘plant-based’, que decorre desde dezembro de 2019 e junta artesãos, comerciantes e até mesmo pasteleiros numa missão: “estimular a compra e troca de produtos veganos, instigando a um consumo mais saudável e sustentável”.
Entre os expositores convidados, os visitantes podem encontrar o Let’s Swap, um projeto de mercado de trocas de produtos em segunda mão, a Trenga Bakery, uma pastelaria artesanal que utiliza apenas produtos vegan na confeção, a Microfarmers que produz ‘microgreens’ de “qualidade e que fazem maravilhas pelas receitas lá de casa”, e até mesmo a Nature Alley Wellness que se foca em produtos de beleza e skincare.
Como explica a Câmara, em comunicado, a Mesa na Praça irá acolher mensalmente esta iniciativa no seu espaço, até ao final do ano, de forma a “dar palco a todos estes comerciantes, como também, incentivando os próprios operadores do seu Food Court a criar receitas e opções para responder a este público-alvo”.