A ciência vai sair hoje às ruas de Braga com a Noite Europeia dos Investigadores, uma iniciativa que se repete em vários países para aproximar os cientistas do público. O evento decorre entre das 16:00 às 24:00, no Altice Fórum Braga, com mais de meia centena de atividades experimentais, demonstrações, exposições e workshops gratuitos. De acordo com a organização, é a “maior festa da ciência em Portugal”.
Com o mote da sustentabilidade e inclusão, a noite dos investigadores em Braga tem como objetivo levar os visitantes a “viajar pelo mundo da ciência” e apresentar-lhes, pelo caminho, investigações dedicadas à sustentabilidade industrial e tecnologias que serão a base da alimentação no futuro.
Nas iniciativas dedicadas à sustentabilidade vai também participar Instituto Português do Mar e da Atmosfera para destacar temas relacionados com o mar e os recursos marinhos através de apresentações, ‘puzzles’, ‘quizzes’, jogos tradicionais e experiências.
Em Braga, a Noite Europeia dos Investigadores tem a coordenação da Escola de Ciências da UMinho e do INL – Laboratório Ibérico Internacional de Nanotecnologia.
Lisboa, Coimbra, Vila Nova de Gaia e Évora são as outras cidades portuguesas onde o final do dia será dedicado à ciência, estando planeadas centenas de atividades em que a ciência se junta às artes, à política e até aos super-heróis.