Braga recebe ciclo de cinema galego

Braga recebe ciclo de cinema galego
Zeca Afonso em Santiago de Compostela. Foto: DR / Arquivo

O Lucky Star – Cineclube de Braga associa-se ao festival “Convergências” para um mini-ciclo de cinema galego às segundas-feiras do mês de fevereiro e prossegue com as suas sessões regulares às terças-feiras com um ciclo dedicado à cineasta Kinuyo Tanaka, de quem já exibiu três filmes em novembro do ano passado.

Todas as sessões realizam-se às 21:30 no auditório da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Na primeira segunda-feira de fevereiro, dia 5, exibir-se-ão as curtas-metragens “A Rosa Incandescente”, sobre a escritora e poetisa galega Rosalía de Castro, e “As Almas do Fental”. Ambas as curtas foram realizadas por David Vàsquez e a sessão contará com a presença de Anxos García Fonte, produtora e argumentista de “A Rosa Incandescente”.

Já na terça-feira, dia 6, já no âmbito do ciclo “Voltar a Tanaka – A Mulher de Quem se Fala”, o filme a exibir é “A Mulher de Quem se Fala” de Kenji Mizoguchi, que conta com Kinuyo Tanaka como protagonista no papel de uma viúva que se quer aproximar da filha.

“Zeca 1972 Galiza” é a curta-metragem que se exibe no dia 12. Realizada pela cooperativa Xarda, que estará representada na sessão com as presenças de Elena Martín e Pablo Santiago, é sobre um famoso concerto que José Afonso deu no Burgo das Nácions, em Santiago de Compostela, onde cantou pela primeira vez ao vivo a “Grândola Vila Morena”.

No dia 13, regressa-se a Kinuyo Tanaka com a exibição da sua quarta longa-metragem como realizadora, “A Princesa Errante”, ambientada em 1937 durante a ocupação japonesa da Manchúria. Neste filme, Machiko Kyô interpreta uma jovem japonesa que se casa com o irmão do Imperador da Manchúria, sendo obrigada a fugir quando os russos invadem o território.

Na última sessão à segunda-feira, dia 19, é exibido “Eles Transportan a Morte” de Samuel M. Delgado e Helena Girón, longa-metragem sobre três condenados à morte que embarcam rumo ao Novo Mundo com Cristóvão Colombo, em 1492, para tentar escapar ao seu destino.

Os últimos dois filmes de Kinuyo Tanaka, “Mulheres da Noite”, de 1961 e “Senhora Ogin”, de 1962, serão exibidos respetivamente nos dias 20 e 27 de Fevereiro. “Mulheres da Noite” foi escrito por Sumie Tanaka, que já tinha trabalhado com a cineasta em “Para Sempre Mulher”.

As sessões do cineclube ocorrem sempre às terças-feiras, às 21h:00, e a entrada custa um euro para estudantes, dois euros para utentes da biblioteca e três euros para o público em geral. Os sócios do Lucky Star têm entrada livre.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Magnatas do minho disputam obras de milhões na alta velocidade

Magnatas do Minho disputam obras de milhões na alta velocidade

Próximo Artigo
Sc braga empata em casa com o chaves

SC Braga empata em casa com o Chaves

Artigos Relacionados