Seguir o O MINHO

Braga

Braga recebe primeira edição do “Dia do Brasil”

Associação UAI – União, Apoio e Integração quer mostrar que Brasil não é ‘só’ “samba, mulatas e carnaval”

em

Festa Junina decorreu no Parque da Ponte, mesmo local do Dia do Brasil. Foto: Divulgação

A Associação UAI – União, Apoio e Integração, vai organizar no dia 14 de setembro, no Parque da Ponte, a primeira edição do Dia do Brasil em Braga. No evento, estarão em destaque a gastronomia, arte e cultura brasileira, num “passeio” por quase todos os estados do país.

“Infelizmente, os media e o turismo vendem um Brasil muito específico e que não representa a sua grandiosidade cultural. Em geral, quando falamos em Brasil, a relação é imediata: samba, mulatas e carnaval. O que na verdade representa uma parte pequena dos nossos vários rítmos e costumes. Pretendemos trazer essa cultura também, mas não só”, diz a associação, em comunicado.

“Nesta primeira edição, sabemos que teremos limitações, pois as pessoas não estavam preparadas para a festa. No entanto, o objetivo é lançar o desafio para o próximo ano: ter representações de todas as regiões brasileiras. O número de brasileiros por aqui continua a aumentar e a diversidade de regiões que chegam, levou a UAI a planear uma ação que vise aproximar os brasileiros em seus hábitos e costumes locais, permitindo um aconchego entre os seus. Além disso, como toda ação de integração da Associação UAI, apresentar e situar a comunidade portuguesa quanto as diferenças existentes entre os vários estados brasileiros, mostrando assim a nossa diversidade cultural”, pode ler-se no texto.

Maior jornal do Rio de Janeiro destaca Braga, “novo el dorado dos brasileiros”

A associação defende que o sucesso da festa depende principalmente da participação da comunidade.

Os interessados podem inscrever-se na sede da associação, em Maximinos, ou por email.

Populares