As farmácias de Braga e o mercado municipal vão receber, nas próximas semanas, rastreios gratuitos de hipertensão arterial.
A iniciativa, que vai na sua segunda edição, é dirigida à população adulta sem diagnóstico conhecido de hipertensão arterial (HTA) e realiza-se entre os dias 24 de maio e 07 de junho.
As ações de rua terão lugar nos dias 24 e 31 de maio no Mercado Municipal de Braga. Já os rastreios nas farmácias decorrerão entre 25 de maio e 07 de junho.
Os participantes terão acesso a medições de pressão arterial, avaliação do índice de massa corporal e perímetro abdominal, bem como aconselhamento personalizado.
De acordo com Sameiro Araújo, vice-presidente do Município de Braga, esta ação vai ao encontro da política do Município de promoção da saúde pública e prevenção da doença. “Esta campanha representa uma oportunidade de sensibilizar os cidadãos para a importância de monitorizar a sua pressão arterial e adotar estilos de vida saudáveis”, sublinhou, citada em comunicado enviado a O MINHO sobre a iniciativa no âmbito do Dia Mundial da Hipertensão Arterial, celebrado em 17 de maio.

Na mesma nota, a autarquia refere que esta campanha visa “identificar precocemente casos de pressão arterial elevada e encaminhar os utentes para avaliação complementar ou consulta médica, quando necessário”.
“Reforça ainda o papel das farmácias como agentes de proximidade na promoção da saúde pública e na prevenção da doença”, acrescenta.
A hipertensão arterial, ou pressão alta, é uma condição em que a pressão do sangue nas artérias está constantemente elevada, o que pode levar a problemas de saúde graves, como doenças cardíacas e ataques cerebrais.
Mais informações e farmácias aderentes aqui.