Redes Sociais

Braga: ‘QualificaIT’ pretende criar 200 empregos na área das TIC

Braga

Braga: ‘QualificaIT’ pretende criar 200 empregos na área das TIC

Programa de reconversão profissional é dirigido a licenciados desempregados.

O Município de Braga e a InvestBraga apresentaram hoje, 23 de Julho, no GNRation, o ‘QualificaIT’, um programa que se propõe aumentar o número de quadros qualificados na área das Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), através da reconversão profissional de 200 licenciados desempregados a ser colocados no mercado de trabalho em 2016.

Desenvolvido em parceria com o Instituto de Emprego e Formação Profissional (IEFP) e a Universidade do Minho, o ‘QualificaIT’ pretende criar emprego imediato num sector de alta empregabilidade, contando, nesta primeira fase, com a adesão de duas dezenas de empresas da área das TIC.

Para o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, o ‘QualificaIT’ “cumpre de forma exemplar os objectivos traçados pelo actual Executivo: manter emprego; criar emprego; qualificar emprego”.

Segundo o Autarca, o ‘QualificaIT’ é um “instrumento que vai possibilitar aos profissionais o reforço de competências e níveis de empregabilidade e às empresas encontrar profissionais qualificados e orientados para as suas necessidades, tornando-as capazes de desenvolver projectos mais ambiciosos para o futuro”.

O ‘QualificaIT’ assume também particular importância para a captação de novos investimentos no território e para “reforçar os resultados extremamente animadores dos últimos dois anos, em que os níveis de desemprego no Concelho baixaram na ordem dos 20 por cento”.

“Isto é sinal de que há confiança dos agentes económicos, há capacidade de investimento instalada e há capacidade para atrair novos projectos”, disse o Edil, numa cerimónia que contou com a presença do Secretário de Estado do Emprego, do presidente do IEFP, do reitor da Universidade do Minho, e do presidente da InvestBraga.

 

Seleção de candidatos começa a 30 de julho

Assinatura QualificaIT

O presidente da InvestBraga, Carlos Oliveira, explicou que o programa inclui 600 horas de formação, ministrada pela Universidade do Minho, e um estágio de três meses nas 20 empresas que hoje assinaram o compromisso de colaboração com a InvestBraga, IEFP e Universidade do Minho.

O público-alvo são licenciados desempregados, inscritos no Centro de Emprego, das áreas da Ciência, Tecnologia, Engenharia e Matemática que, depois desta reconversão, ficarão aptos a trabalhar na área das TIC.

“A ambição é potenciar ainda mais esta experiência, quer na área das TIC quer noutras onde sejam identificadas necessidades importantes para a atracção e expansão dos investimentos já existentes”, referiu.

Na próxima quinta-feira, 30 de Julho, arranca a selecção dos primeiros 100 formandos para o programa, que deverão candidatar-se ao programa através do seguinte email: qualifcait@iefp.pt.

Clique para comentar

Comentar

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *

Mais Braga