Connect with us

Braga – Proteção Civil lança aviso à população

Braga

Braga – Proteção Civil lança aviso à população

O Município de Braga e o Departamento de Proteção Civil lançaram esta segunda-feira uma aviso à população. O distrito de Braga encontra-se sob aviso laranja, devido ao calor, entre as 23:10 horas de domingo e as 21:00 horas de terça-feira.

INFORMAÇÃO MUNICPAL

“AVISO À POPULAÇÃO

TEMPO QUENTE – AVISO LARANJA

De acordo com a informação meteorológica disponibilizada pelo IPMA, destaca-se a existência de um cenário desfavorável em termos de incêndios florestais pelas elevadas temperaturas previstas das 23.10 horas do dia 18 de Junho de 2017 às 21.00 horas do dia 20 de Junho de 2017.

Em função da previsão da evolução das condições meteorológicas é expectável:

Tempo quente e seco e vento moderado com permanência de condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios florestais.

Todos estes cenários podem ser prevenidos se, atempadamente, forem tomadas medidas que anulem ou minimizem os seus efeitos.

O Município e o Departamento de Protecção Civil recordam que, de acordo com as disposições legais em vigor, para os locais onde o índice de risco temporal de incêndio seja superior ao nível muito elevado, não é permitido (a):

Realização de fogueiras para recreio ou lazer, ou para confecção de alimentos;

Utilização de equipamentos de queima e de combustão destinados à iluminação ou à confecção de alimentos;
Queimar matos cortados e amontoados e qualquer tipo de sobrantes de exploração;

O lançamento de balões com mecha acesa ou qualquer outro tipo de foguetes;

Fumar ou fazer lume de qualquer tipo nos espaços florestais e vias que os circundem;

A fumigação ou desinfestação em apiários com fumigadores que não estejam equipados com dispositivos de retenção de faúlhas.

Considerando as temperaturas previsíveis, o Município e o Departamento de Protecção Civil recomendam ainda especial atenção aos cuidados na área da saúde, com especial atenção aos grupos mais vulneráveis, nomeadamente crianças, idosos e doentes crónicos, adaptando os comportamentos à situação em causa, designadamente:

Aumentar a ingestão de água ou sumos de fruta natural, sem adição de açúcar, mesmo sem sinais de sede;

Evitar bebidas alcoólicas e bebidas com elevados teores de açúcar;

Fazer refeições leves e mais frequentes. Refeições pesadas e muito condimentadas são de evitar;

Evitar a exposição directa ao sol, em especial entre as 11 e as 17 horas. Sempre que haja exposição ao sol, ou se ande ao ar livre, usar um protector solar com um índice de protecção elevado (igual ou superior a 30). Renovar a sua aplicação sempre que estiver exposto ao sol (de 2 em 2 horas) e sempre que estiver molhado ou tiver transpirado bastante;

Usar roupa leve e fresca;

Evitar esforços físicos;

Manter especial atenção às informações do Instituto de Meteorologia e indicações da Protecção Civil e Forças de Segurança, mantendo-se atentos à situação”.

O ‘Aviso Laranja’ é o segundo mais grave de uma escala de quatro e refere-se a uma situação meteorológica “de risco moderado a elevado”.

 

Jornal digital da região do Minho.

Mais em Braga

Bitnami