O Município de Braga e a Associação de Cuidadores Familiares e Amigos de Braga organizam, nos dias 31 de janeiro e 01 de fevereiro, o 1.º Congresso Cuidadores em Rede.
A iniciativa, a realizar no Forum Braga, foi apresentada esta sexta-feira, no Salão Nobre da Câmara Municipal.
Com o objetivo de “criar um espaço de discussão e análise sobre os desafios e oportunidades relacionados com os cuidadores informais”, o congresso reunirá em Braga um conjunto de entidades e personalidades de “referência”, tanto a nível nacional como internacional, que se têm destacado nesta área.
O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, considera que este congresso representa um marco importante para sensibilizar a comunidade, fomentar o diálogo e contribuir para a melhoria das condições de vida dos cuidadores informais, destacando a sua importância crucial na sociedade.
“É muito importante trabalhar a vertente da informação, da sensibilização e da mobilização em torno dos cuidadores informais e, aqui, as associações têm um papel muito importante”, referiu o autarca, citado em comunicado enviado às redações.
Durante este primeiro congresso nacional serão apresentados os resultados do inquérito de caracterização dos cuidados informais de Braga, analisar as questões da sociedade e das associações civis e as políticas públicas, painel este que contará com a participação da Secretária de Estado da Ação Social e Inclusão, Clara Marques Mendes.
A par destas temáticas, serão apresentados diversos projetos e tecnologias relacionados com os cuidadores informais.
A participação neste congresso é aberta a todos os interessados e totalmente gratuita. As inscrições deverão ser feitas aqui.
A par de Ricardo Rio, a apresentação do congresso contou com a participação de Daniela Oliveira, presidente da Associação de Cuidadores Familiares e Amigos de Braga, de Alexandra Constantino, do Instituto da Segurança Social, e de Rui Macedo, da ULS Braga.