Braga promove biotecnologia. “É uma área estratégica de desenvolvimento e competitividade da cidade”

1.ª Semana da biotecnologia
Braga promove biotecnologia. "é uma área estratégica de desenvolvimento e competitividade da cidade"

O Município de Braga, em parceria com a Universidade do Minho, Startup Braga e INL, abriu portas à 1.ª Semana da biotecnologia de Braga, que irá decorrer entre terça e sexta-feira com uma programação totalmente dedicada ao tema, foi hoje divulgado pela autarquia.

Nesta iniciativa insere-se também a agenda da 6ª Edição da ExpoBiotec, sob a temática “Escalar a Biotecnologia”, organizada pelo Departamento e Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (DEB e CEB).

O objetivo deste consórcio é “dar visibilidade e promover o potencial existente na região no que à biotecnologia diz respeito, garantindo a aproximação entre a comunidade académica e científica e o mundo empresarial e a sociedade em geral”.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, “esta iniciativa permite que a biotecnologia vá ao encontro da cidade, das suas empresas e dos seus empreendedores, considerando que esta indústria é um dos grandes ativos que Braga tem e é uma área estratégica de desenvolvimento e expressão da competitividade da cidade”.

A sessão de abertura decorreu hoje, na Startup Braga, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do vice-reitor da Universidade do Minho, Eugénio Campos Ferreira, da vice-presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Lígia Rodrigues, e das diretoras Adjuntas do DEB/CEB, Mariana Henriques e Ana Júlia Cavaleiro.

Braga promove biotecnologia. "é uma área estratégica de desenvolvimento e competitividade da cidade"
Foto: CM Braga

“Pela relevância desta indústria na criação de novos modelos de negócio que impactam positivamente o desenvolvimento económico da cidade, a iniciativa tem lugar na Startup Braga e conta com uma programação que pretende promover o empreendedorismo e dar visibilidade externa a projetos desenvolvidos dentro deste ecossistema”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Para Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, é da maior importância receber esta iniciativa e garantir uma participação ativa por parte da comunidade. “São mais de trinta os projetos nas áreas das tecnologias para a saúde, biotecnologia e sustentabilidade que a Startup Braga apoiou e capacitou. Considerando o propósito desta iniciativa em aproximar a academia do mundo empresarial e industrial, procuramos contribuir para uma agenda que garante e facilita toda esta envolvência”, disse.

Por outro lado, Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor da Universidade do Minho, vê esta iniciativa como uma oportunidade-chave para “transferir o conhecimento que é produzido na Universidade do Minho para a economia e para a região”, colocando em contacto cientistas, investigadores e alunos com as empresas e permitindo tirar partido desta aproximação com o intuito de escalar todo esse potencial.

Durante esta semana estarão a decorrer várias atividades pensadas para os mais diversos públicos, sendo que os dias 19 e 20 de abril destacarão a programação da 6.ª Edição da ExpoBiotec, na qual estão inseridas diferentes dinâmicas: ‘talks’, mesas redondas, apresentações e sessões exploratórias com empresas regionais do setor da biotecnologia, workshops e mentorias dedicados à promoção do empreendedorismo.

Além disso, durante toda a semana, todos os interessados terão a oportunidade de visitar a ExpobiotecArt, uma iniciativa de expressão da biotecnologia e bioengenharia que desafiou os alunos do CEB/DEB a documentarem as suas experiências e vivências através da fotografia e de instalações artísticas.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Sc braga: matheus eleito guarda-redes do mês

SC Braga: Matheus eleito guarda-redes do mês

Próximo Artigo
Marcelo lembra posições do brasil na onu, incluindo com lula, "ao lado da ue, da nato"

Marcelo lembra posições do Brasil na ONU, incluindo com Lula, "ao lado da UE, da NATO"

Artigos Relacionados