Braga promove biotecnologia. “É uma área estratégica de desenvolvimento e competitividade da cidade”

1.ª Semana da biotecnologia

O Município de Braga, em parceria com a Universidade do Minho, Startup Braga e INL, abriu portas à 1.ª Semana da biotecnologia de Braga, que irá decorrer entre terça e sexta-feira com uma programação totalmente dedicada ao tema, foi hoje divulgado pela autarquia.

Nesta iniciativa insere-se também a agenda da 6ª Edição da ExpoBiotec, sob a temática “Escalar a Biotecnologia”, organizada pelo Departamento e Centro de Engenharia Biológica da Universidade do Minho (DEB e CEB).

O objetivo deste consórcio é “dar visibilidade e promover o potencial existente na região no que à biotecnologia diz respeito, garantindo a aproximação entre a comunidade académica e científica e o mundo empresarial e a sociedade em geral”.

Para Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, “esta iniciativa permite que a biotecnologia vá ao encontro da cidade, das suas empresas e dos seus empreendedores, considerando que esta indústria é um dos grandes ativos que Braga tem e é uma área estratégica de desenvolvimento e expressão da competitividade da cidade”.

A sessão de abertura decorreu hoje, na Startup Braga, e contou com a presença do presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, do vice-reitor da Universidade do Minho, Eugénio Campos Ferreira, da vice-presidente da Escola de Engenharia da Universidade do Minho, Lígia Rodrigues, e das diretoras Adjuntas do DEB/CEB, Mariana Henriques e Ana Júlia Cavaleiro.

Foto: CM Braga

“Pela relevância desta indústria na criação de novos modelos de negócio que impactam positivamente o desenvolvimento económico da cidade, a iniciativa tem lugar na Startup Braga e conta com uma programação que pretende promover o empreendedorismo e dar visibilidade externa a projetos desenvolvidos dentro deste ecossistema”, lê-se no comunicado enviado às redações.

Para Luís Rodrigues, diretor da Startup Braga, é da maior importância receber esta iniciativa e garantir uma participação ativa por parte da comunidade. “São mais de trinta os projetos nas áreas das tecnologias para a saúde, biotecnologia e sustentabilidade que a Startup Braga apoiou e capacitou. Considerando o propósito desta iniciativa em aproximar a academia do mundo empresarial e industrial, procuramos contribuir para uma agenda que garante e facilita toda esta envolvência”, disse.

Por outro lado, Eugénio Campos Ferreira, vice-reitor da Universidade do Minho, vê esta iniciativa como uma oportunidade-chave para “transferir o conhecimento que é produzido na Universidade do Minho para a economia e para a região”, colocando em contacto cientistas, investigadores e alunos com as empresas e permitindo tirar partido desta aproximação com o intuito de escalar todo esse potencial.

Durante esta semana estarão a decorrer várias atividades pensadas para os mais diversos públicos, sendo que os dias 19 e 20 de abril destacarão a programação da 6.ª Edição da ExpoBiotec, na qual estão inseridas diferentes dinâmicas: ‘talks’, mesas redondas, apresentações e sessões exploratórias com empresas regionais do setor da biotecnologia, workshops e mentorias dedicados à promoção do empreendedorismo.

Além disso, durante toda a semana, todos os interessados terão a oportunidade de visitar a ExpobiotecArt, uma iniciativa de expressão da biotecnologia e bioengenharia que desafiou os alunos do CEB/DEB a documentarem as suas experiências e vivências através da fotografia e de instalações artísticas.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x