A Procissão da Burrinha, um dos mais esperados momentos da Semana Santa de Braga, marcado para a noite desta quarta-feira, foi cancelada devido ao mau tempo.
“A Comissão Organizadora da Procissão da Burrinha, perante a instabilidade das condições meteorológicas, tomou a difícil decisão de cancelar o Cortejo Bíblico ‘Vós Sereis o Meu Povo'”, refere a organização em comunicado enviado a O MINHO.
O cortejo seria composto por 24 quadros e por cerca de 800 figurantes, grupos corais e bandas de música.
“Com as atuais condições climáticas, caracterizadas pelos elevados índices de humidade e pelas temperaturas baixas, a Comissão Organizadora, apesar do muito trabalho empreendido ao longo do ano, entende que, em primeiro lugar, tem de proteger e salvaguardar a integridade das pessoas que dão brilho à Procissão da Burrinha. Além disso, com as atuais condições meteorológicas, não nos é possível trazer para a rua alguns dos elementos cénicos e decorativos que compõem a Procissão, sob pena de se deteriorarem, afetando, também, a logística dos grupos corais que animam a Procissão”, refere o comunicado.
“Acompanhando as previsões meteorológicas, estimamos que à hora da saída da Procissão da Burrinha até possa não chover, contudo, face ao anteriormente exposto, a Comissão Organizadora entende que, apesar de ser uma decisão difícil e que não é tomada de ânimo leve, não estão reunidas as condições para que a Procissão saia à rua no seu máximo esplendor. A Procissão não se cinge à hora da saída, mas também a estes momentos de preparação, que estão muito comprometidos. O nosso desejo é regressar em 2025 com mais ânimo e com muitas pessoas na rua para assistir a esta emblemática Procissão”, pode ler-se.