Seguir o O MINHO

Braga

Braga presta homenagem a 44 personalidades e entidades

No dia de S. Geraldo, padroeiro da cidade.

em

Henrique Moura. Foto: Direitos Reservados

O Município de Braga vai atribuir medalhas de mérito municipais a várias entidades e personalidades que se notabilizaram pelos seus
feitos cívicos ou méritos pessoais. A proposta foi aprovada na última reunião descentralizada do Executivo Municipal que teve lugar na União
de Freguesias de Este, em Este S. Pedro.

No total, serão 44 medalhas de mérito que serão atribuídas este domingo, dia 02 de dezembro, numa cerimónia que decorre pelas 18h00 no Altice Forum Braga, no âmbito das comemorações do dia de S. Geraldo, padroeiro da Cidade.

A medalha de Grau Honra será atribuída ao Centro Regional de Braga da Universidade Católica.

Já a medalha de Grau Ouro será atribuída a António Cunha, ex-reitor da Universidade do Minho; Armando Osório, presidente da delegação de Braga da Cruz Vermelha Portuguesa; João Torres, pároco das Freguesias de Priscos, Guisande e Tadim; e a título póstumo a medalha será atribuída a Henrique Moura, antigo vereador e deputado municipal, e a Manuel Silva e Costa, professor fundador do Instituto de Ciências Sociais (ICS) da Universidade do Minho.

Abílio Peixoto e Pedro Leitão

A medalha de Grau Ouro será também atribuída a diferentes instituições: ao Asilo de S. José; à Associação Encontros de Imagem; ao jornal Diário do Minho; ao Grupo Desportivo Maximinense; ao Hóquei Clube de Braga; ao Lar Conde de Agrolongo; ao Grupo de Musica Tradicional Portuguesa ‘Origem Tradicional’; à casa ‘Pereira das Violas’ e à Recauchutagem Ramôa.

A medalha de Grau Prata será atribuída a Abílio Peixoto, editor do suplemento de Cultura do Diário do Minho (a título póstumo); Aida
Alves, diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva; Almeno Alves, ator; Artur Sousa Bastos, médico dermatologista; Constantino Gonçalves, fundador da Associação Acabados e dirigente do Agrupamento Francisco Sanches (a título póstumo); Daniel Machado, cientista; Fernando Lima, médico; Fernando Santos, alfarrabista; Fortunato Azevedo, ex-árbitro internacional; Helena Santos, artista plástica; José Barroso, ex-jogador Sporting Clube de Braga e internacional pela seleção portuguesa; José Manuel Macedo, antigo dirigente da Associação
Cultural e Recreativa de Dume (a título póstumo); José Ferreira, diretor da Direnor; José Peixoto Rodrigues, empresário (a título
póstumo); José Ribeiro, atleta; Júlio Ferreira, atleta olímpico de Taekwondo; Lucinda Machado Pinto, fundadora da Associação de Reformados, Pensionistas e Idosos de Vale d´Este (a título póstumo); Luís Fernandes, músico e programador artístico; Maria Marta Lobo de Araújo, investigadora e autora do livro premiado pela Academia Portuguesa de História sobre as Convertidas; Pedro Fraga, CEO da empresa F3M e Pedro Leitão, jornalista (a título póstumo).

O Município vai também atribuir a medalha de Grau Prata a instituições como a Associação Recreativa e Cultural Universitária do Minho (ARCUM); Associação Cultural e Festiva ‘Os Sinos da Sé’; o Arsenal Clube da Devesa; a Escola de Dança ‘Ent’Artes’; a Fundação Bomfim; o Gabinete de Apoio à Vítima da APAV; a PRIMAVERA BSS e a SEPREM.

Anúncio

Braga

Retomadas as buscas por septuagenário desaparecido em Braga

em

Buscas em Penso, Braga. Foto: O MINHO

António Faria, de 74 anos, visto pela última vez ao início da noite de quinta-feira por um motorista dos TUB, em Penso São Vicente, concelho de Braga, continua desaparecido, mobilizando vários meios que prosseguem as buscas desde a madrugada de sexta-feira.

Buscas em Penso, Braga. Foto: O MINHO

Durante a manhã deste sábado, militares do posto territorial de Braga da GNR, em conjunto com elementos da companhia 1.1 do GIPS e dos Bombeiros Voluntários de Braga, efetuaram buscas junto à veiga de Penso, nos arredores a Sul da cidade de Braga, passando pelo rio Leda (afluente do Este) e os montes das freguesias de Lamas.

Buscas em Penso, Braga. Foto: O MINHO

Ao que O MINHO apurou, as buscas estão a ser lideradas pelo sargento-ajudante Marco Mota, comandante do posto territorial de Braga.

Família procura homem desaparecido em Braga

Segundo disse a família ao nosso jornal, o homem, surdo-mudo, residente em Lomar, estará vestido com um casaco e calçado de cor verde. Terá problemas de memória.

Continuar a ler

Braga

Braga vai ter primeiro Bananeiro para as crianças

Na Praça da República

em

Foto: Divulgação / CM Braga

As crianças já podem integrar a tradição do Bananeiro de Braga, com apoio da “Desporto&Saúde Braga” e da autarquia local.

No próximo dia 24 de dezembro, véspera de Natal, o “Bananeiro da Pequenada” decorre na Praça da República, junto à Arcada, dirigido aos mais pequenos.

Os mais graúdos, durante esse dia, podem cumprir a tradição mais antiga do Moscatel e Banana, nas ruas do centro histórico e ao pé da Casa das Bananas, na Rua do Souto.

Quando às crianças, vão poder contar com uma manhã festiva no dia de Bananeiro.

Continuar a ler

Braga

Refugiados da Síria inauguram Presépio Vivo de Priscos, este domingo, em Braga

em

Depois de Jerónimo de Sousa, em 2016, Marcelo Rebelo de Sousa, em 2017, e Rui Rosinha (bombeiro gravemente ferido nos incêndios de Pedrogão Grande), em 2018, o Presépio Vivo de Priscos contará com 14 convidados especiais para a inauguração de 2019.

De acordo com o principal organizador do evento, o padre João Torres, 14 refugiados da guerra da Síria, que habitam em Portugal, vão dar o mote de partida para aquele que já é o maior presépio ao vivo de toda a Europa.

O pároco que é também capelão nas cadeias de Braga e Guimarães, explica que este convite visa “contribuir para a construção de pontes de fraternidade com os povos perseguidos e marginalizados”.

Priscos. Marcelo Rebelo de Sousa em Braga na abertura do maior presépio ao vivo da Europa

Bombeiro que sobreviveu em Pedrógão inaugurou presépio em Braga

O presépio, sediado na freguesia de Priscos, abre portas a 15 de dezembro para a sua décima quarta edição.

Este ano, o número de figurantes volta a passar os 650, prevendo-se cerca de uma centena de cenários diferentes ao longo do recinto, junto à Igreja Paroquial de Priscos.

A data de encerramento é a 12 de janeiro.

A TVI estará presente com o programa “Somos Portugal” no dia 05 de janeiro.

Horários

15 de dezembro: Inauguração às 10:30 até às 12:30
19 de dezembro: 15:00 às 17:00
21 de dezembro: 15:00 às 19:00
22 de dezembro: 15:20 às 18:40
25 de dezembro: 16:00 às 18:30
28 de dezembro: 20:00 às 22:30
29 de dezembro: 15:20 às 18:40
1 de janeiro: 16:00 às 19:00
4 de janeiro: 20:00 às 22:30
5 de janeiro: 14:30 às 20:00 (transmissão em direto no programa da TVI “Somos Portugal”)
11 de janeiro: 20:00 às 22:30
12 de janeiro: 15:20 às 18:40

 

Continuar a ler

Populares