Braga pode saltar para a liderança do campeonato

O Sporting de Braga visita esta segunda-feira o Estádio da Luz, onde irá defrontar o Benfica e pode tornar-se líder do campeonato, depois do Sporting ter perdido este domingo à noite, por 3-1, em Vila do Conde, contra o Rio Ave.

José Peseiro disse este domingo que, tal como o Benfica, o Sporting de Braga também tem vários jogadores lesionados, mas assegurou que vai à Luz, na segunda-feira, disputar o resultado, no encerramento da quinta jornada da I Liga de futebol.

“Com a lesão do Djavan, só temos dois laterais, o Velázquez lesionou-se ontem [sábado] e só temos dois centrais, o Artur Jorge [da equipa B] vai ser convocado, o Benítez [emprestado pelo Benfica] e o Oti [lesionado] não podem jogar, só tenho dois extremos, mas o Braga e o Benfica têm a responsabilidade de, independentemente dos jogadores disponíveis, terem uma boa equipa e quererem vencer”, afirmou o técnico dos minhotos na antevisão da partida.

O Sporting de Braga vai a Lisboa à frente do Benfica na tabela classificativa, ainda que com os mesmos pontos (10), mas o técnico atribui o favoritismo aos ‘encarnados’.

“É o campeão, venceu-nos na Supertaça [3-0], tem outras condições, orçamento e recursos, mas nós estamos aqui, sabemos o que valemos, temos confiança e estamos motivados. Queremos fazer um jogo muito bom, tem que ser muito bom para vencer na Luz, contra um adversário poderoso, mas o Braga tem qualidade para disputar o resultado”, disse.

O treinador quer que a sua equipa esteja “compacta, organizada, comprometida e pressionante” e com mais posse de bola do que tem tido, porque, se for só defender, vai “passar um mau bocado”.

Depois de ter pedido mais apoio aos adeptos no final do jogo da Liga Europa de quinta-feira, diante do Gent (1-1), após alguns assobios das bancadas, José Peseiro apelou hoje a uma maior tolerância para com os jogadores que chegaram esta temporada a Braga.

O Braga perdeu quatro jogadores muito importantes da época passada [Boly, Luiz Carlos, Josué e Rafa] e recebeu outros em quem nós confiamos muito. Queremos fazer uma equipa tão forte como no ano passado, mas esses jogadores precisam de alguma tolerância e um ambiente favorável para expressarem essa qualidade. Sabemos da exigência dos nossos adeptos, é bom sentirmos essa pressão, mas é preciso que as pessoas compreendam alguns erros, apoiem a equipa e, depois, no final, podem cobrar. Sei que é impossível, mas quero pedir isso aos meus sócios”, disse.

O ex-bracarense Rafa é uma das baixas certas no Benfica devido a lesão, mas José Peseiro gostaria que o extremo jogasse.

“Eu vejo o futebol desta forma, posso estar enganado, mas gosto de defrontar os melhores, quero ser melhor que o adversário, não quero o seu mal”, disse.

O treinador deixou ainda elogios ao árbitro da partida.

“O Jorge Sousa é um dos melhores árbitros portugueses e até da Europa. Acredito muito nos árbitros, sei que é difícil ser árbitro, mas acho que a arbitragem portuguesa está no bom caminho”, disse.

Sporting de Braga, segundo classificado, com 10 pontos, e Benfica, terceiro, com os mesmos pontos, defrontam-se às 20:00 de segunda-feira, no Estádio da Luz, em Lisboa, jogo que será arbitrado por Jorge Sousa, da Associação de Futebol do Porto.

Douglas Coutinho estreia-se nos convocados

O treinador do Sporting de Braga, José Peseiro, convocou hoje Douglas Coutinho, Artur Jorge e Chidi.

O avançado brasileiro, de 22 anos, chegou a Braga há pouco mais de duas semanas e estreia-se nos eleitos do técnico ‘arsenalista’, que, além de Benítez, por estar emprestado pelo Benfica, não pode contar com alguns jogadores devido a lesão.

Djavan e Velázquez lesionaram-se nos últimos dias e estão de fora das opções, tendo José Peseiro chamado o defesa central Artur Jorge e o médio Chidi, ambos da equipa B.

Ricardo Horta recuperou da virose que o afastou na última hora do jogo de quinta-feira com o Gent, da Liga Europa, mas contraiu uma entorse que o coloca em dúvida para a Luz, ainda que tenha sido convocado.

Ricardo Ferreira, Luís Aguiar e Oti continuam a recuperar de lesões mais antigas e não são opção.

A lista dos 21 convocados

Guarda-redes: Marafona e Matheus.

Defesas: Baiano, Artur Jorge, Rosic, André Pinto, Marcelo Goiano.

Médios: Bakic, Pedro Tiba, Vukcevic, Mauro, Martínez, Chidi.

Avançados: Wilson Eduardo, Alan, Hassan, Stojiljkovic, Pedro Santos, Rui Fonte, Douglas Coutinho, Ricardo Horta.

Rui Vitória espera encontro de dificuldade elevada

O treinador do Benfica, Rui Vitória, confessou hoje que espera um jogo de dificuldade elevada frente ao Sporting de Braga, elogiando o bom início de época realizado pela equipa ‘arsenalista’.

“Vai ser um jogo, naturalmente, difícil. Vamos defrontar um bom adversário, que tem feito um bom início de temporada. O Braga tem bons jogadores, é uma equipa bem orientada, por um bom treinador português e, tenho consciência, que vamos ter um jogo de grau de dificuldade elevada”, disse o técnico dos ‘encarnados’, em conferência de imprensa, na Luz.

Rui Vitória frisou ainda que o Benfica “joga em casa e quer muito vencer”, garantindo que irá “entrar muito determinado” em campo, mas “respeitando sempre o valor do Braga”.

Sobre possível desgaste do plantel devido ao jogo a meia da semana para a Liga do Campeões frente ao Besisktas, o treinador do Benfica reiterou que há tempo de recuperar os jogadores, garantido que estará mais do que um avançado de raiz na convocatória.

“O tempo de recuperação que as equipas portuguesas normalmente têm permite recuperar jogadores de um jogo para o outro. Não haverá alterações tão significativas na equipa e teremos mais do que o José Gomes na convocatória”, avançou.

Relativamente à vitória (3-0) na final da Supertaça frente aos bracarenses, no passado mês de agosto, Rui Vitória salientou que as equipas nesta altura estão diferentes e com jogadores novos.

“Houve saída de jogadores e entradas de outros. São dois momentos diferentes. Ganhámos, de facto, ao Braga, mas a vitória em agosto não nos dará a vitória amanhã (segunda-feira)”, disse.

Dois regressos e uma estreia no Benfica

O grego Mitroglou e o sérvio Luka Jovic regressaram à lista de convocados do Benfica.

No lote de opções de Rui Vitória, nota para a estreia do médio sérvio Zivkovic, recuperado de uma lesão, ao contrário do que acontece com meia dúzia de ‘encarnados’, todos aos cuidados do departamento médico: Jonas, Rafa, Danilo, Samaris, Jardel e Raul Jiménez.

 

Lista dos 21 convocados

– Guarda-redes: Ederson e Júlio César.

– Defesas: Lisandro, Grimaldo, Luisão, Lindelof, Eliseu, André Almeida e Nelson Semedo.

– Médios: Fejsa, Celis, André Horta, Carrillo, Salvio, Pizzi, Zivkovic e Franco Cervi.

– Avançados: Gonçalo Guedes, Mitroglou, Luka Jovic e José Gomes.

 

logo FacebookFique a par das Notícias do Campeonato do Braga. Siga O MINHO no Facebook. Clique aqui

 
Total
0
Partilhas
Artigo Anterior

Resumo. Vitória empata em casa

Próximo Artigo

Metodista, islâmico, ortodoxo e católico romano debatem em Braga "singularidades da fé"

Artigos Relacionados
x