Braga
Braga: Plantadas 500 árvores para proteger Bom Jesus dos incêndios
Confraria comprou dois hectares de terreno
A Confraria do Bom Jesus do Monte deu início esta terça-feira a um projeto-piloto que visa aumentar a sustentabilidade ambiental da Paisagem Cultural do Santuário através da plantação de mais de 500 árvores autóctones, foi hoje anunciado.
Em comunicado, a autarquia refere que o principal objetivo de “proteger o património dos riscos de incêndio”.
Para isso, a Confraria adquiriu uma parcela de terreno com cerca de dois hectares, designada como “Bouça do Souto”, que confronta com a mata do Bom Jesus.
Foto: CM Braga
Foto: CM Braga
Foto: CM Braga
Foto: CM Braga
Foto: CM Braga
Irá agora ser estabelecida no local uma faixa arbórea de proteção contra incêndios florestais que, ao mesmo tempo, irá contribuir para o “embelezamento” da paisagem natural da encosta do Bom Jesus.
Segundo Ricardo Rio, presidente da Câmara Municipal de Braga, esta ação “reveste-se de especial importância para promover a valorização paisagística do Bom Jesus e a sua salvaguarda ambiental, garantindo ainda melhores condições de sustentabilidade e promoção do espaço”.
Neste terreno estão a ser plantadas espécies autóctones, tais como sobreiros, castanheiros, carvalhos, bétulas, cerejeiras, entre outras, num investimento que ascende aos 50 mil euros.
O Município de Braga e os Transportes Urbanos de Braga contribuíram para este esforço com a oferta das 500 árvores.
A Confraria tem como meta a plantação de 5 mil árvores e apela a que outros beneméritos – cidadãos, empresas ou instituições – se possam juntar ao projeto para atingir esta ambição.
-
PaísHá 2 dias
Euromilhões: Prémio de 281 mil euros saiu em Portugal
-
BragaHá 1 dia
Casas em frente ao escadório do Bom Jesus de Braga à venda por 62 bitcoins
-
GuimarãesHá 23 horas
Hummer estacionado atrai curiosos em Guimarães
-
Viana do CasteloHá 24 horas
Empresário de Viana abre negócio de bolhas com jacuzi em Trás-os-Montes