O Parque Urbano das Camélias, em Braga, foi distinguido com o 2.º lugar na competição nacional do Prémio Green Cities Europe Award 2023, foi hoje divulgado pela autarquia.
Em comunicado, a Câmara refere que, com esta classificação, a cidade mostra-se “alinhada com as melhores práticas urbanas e ambientais nacionais e internacionais no âmbito da adaptação às alterações climáticas e da sustentabilidade ambiental”.
O vereador do Ambiente, Altino Bessa, refere que este prémio reflete o compromisso do Município em proteger a natureza e o meio ambiente para os cidadãos, bem como, em continuar a investir em infraestrutura verde, na biodiversidade, promovendo estilos de vida sustentáveis e ecologicamente responsáveis.
Espaço foi renaturalizado
Situado em pleno centro urbano, este anfiteatro natural veio alargar a rede de áreas verdes envolventes, onde já se incluem o Parque da Ponte, o Parque do Picoto e a Ecovia do Rio Este.
Este novo parque viu reforçada a sua área verde, com uma renaturalização de 2,5 hectares, resultando em mais um forte contributo na resposta à salvaguarda e promoção da biodiversidade na cidade.
Foram também implementados novos percursos pedonais, miradouros, zonas de lazer e merendas para a fruição da comunidade.
Evidencia também os elementos que tornam o Parque das Camélias num laboratório vivo de experimentação de soluções de adaptação às alterações climáticas em meio urbano, em linha com a Estratégia Municipal de Adaptação às Alterações Climáticas.