Arquivo

Braga: Pais de “Manu” processam AAUMinho, o gerente do bar e o segurança

Alegam omissão de auxílio e negligência
Braga: pais de "manu" processam aauminho, o gerente do bar e o segurança
Bar Académico. Foto: Joaquim Gomes / O MINHO

Os pais de Manuel Gonçalves, jovem assassinado à facada a 22 de abril à porta do Bar Académico (BA) de Braga, apresentaram uma queixa-crime ao Ministério Público contra a Associação Académica da Universidade do Minho (AAUM), o gerente do bar e um segurança. Alegam omissão de auxílio e negligência, acusando estas entidades de falharem na proteção do seu filho, permitindo a entrada e permanência de indivíduos perigosos no espaço.

Segundo a queixa, tornada pública hoje pelo Jornal de Notícias, a negligência da AAUM e do gerente estende-se à escolha dos colaboradores e à falta de resposta a alertas de risco. Os pais referem ainda um episódio envolvendo uma jovem de 15 anos a quem foi oferecida uma bebida adulterada com a substância “Boa noite Cinderela”. “Manu” teria intervido para proteger a menor, o que levou a um confronto com um grupo onde se encontrava Mateus Marley Machado, o alegado homicida.

Durante o conflito, “Manu” terá pedido ajuda a um segurança, que se recusou a intervir, alegando que os agressores eram amigos do gerente. Os pais afirmam ainda que o segurança terá agredido o jovem ao expulsá-lo do bar, dizendo-lhe: “Não te armes em herói.” No exterior, Manuel chegou a contactar um agente da PSP e ligou para a Polícia antes de ser mortalmente esfaqueado.

Os familiares também querem esclarecer que a faca usada no crime não pertencia a “Manu”, mas sim a um amigo do agressor, que a terá deixado cair durante a rixa. Essa versão foi confirmada à Polícia Judiciária por esse mesmo jovem, contrariando a narrativa inicial que circulava nas redes sociais e que foi alegadamente promovida pela defesa do arguido.

O Bar Académico foi entretanto encerrado por decisão conjunta da AAUM e da Reitoria da Universidade do Minho. A eventual reabertura dependerá de restrições à entrada, limitando-a a estudantes da universidade.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Campeão olímpico subscreve manifesto por melhores condições para ciclistas em viana

Campeão Olímpico subscreve manifesto por melhores condições para ciclistas em Viana

Próximo Artigo
Ciclista português joão almeida vence volta à romandia

Ciclista português João Almeida vence Volta à Romandia

Artigos Relacionados