Seguir o O MINHO

Braga

Braga oferece apoio “gratuito, profissional e personalizado” a agricultores

em

Foto: DR

O Município de Braga criou esta semana o Gabinete de Apoio ao Agricultor. Em comunicado, a autarquia aponta que este serviço, a funcionar na Quinta Pedagógica, na freguesia de Real, visa contribuir para o desenvolvimento económico do concelho, dando seguimento à estratégia de promoção sustentável do mundo rural.

Com este gabinete, o município pretende “informar, sensibilizar e impulsionar o sector agrícola, de forma “gratuita, profissional e personalizada, na vertente vegetal e animal, dando particular ênfase aos modos de produção agrícola mais sustentáveis”, refere o vereador Altino Bessa.

Segundo a autarquia PSD-CDS-PPM, o serviço tem como missão incentivar os modos de produção agrícola sustentáveis, promover apoio a jovens como forma de combate à desertificação dos meios rurais, divulgar a metodologia da Bolsa Nacional de Terras, com vista à angariação de terrenos no concelho de Braga e à atracção de interessados no seu arrendamento.

Altino Bessa, vereador do CDS na Câmara Municipal de Braga. Foto: DR

O vereador centrista Altino Bessa explica ainda que o gabinete “irá prestar informação sobre a existência de programas de desenvolvimento rural comunitários, direccionados para o investimento na vertente agrícola e para a transformação de produtos agrícolas, assim como planear e apoiar acções técnicas de sensibilização em conjunto com outros parceiros para o esclarecimento de procedimentos que visam o apoio a jovens empresários”.

No sentido de divulgar este serviço, o município promoveu na passada quarta-feira, 15 de fevereiro, uma sessão de esclarecimento sobre os diferentes apoios existentes para jovens agricultores, que contou com a presença do vereador Altino Bessa e de Mota Alves, da Associação de Desenvolvimento das Terras Altas do Homem, Cávado e Ave (ATAHCA), entidade parceira da iniciativa e que divulgou a metodologia da Bolsa de Terras.

A terminar, a autarquia refere ainda que o Gabinete de Apoio ao Agricultor funciona na Quinta Pedagógica de Braga (junto à Capela de S. Frutuoso), em Real, devendo os interessados em beneficiar deste serviço fazer marcação prévia, de segunda a Sexta-feira, das 09:00 às 12:30 horas e das 14:00 às 17:30 horas, por telefone (253 623 560) ou através do e-mail [email protected].

Google Maps

Populares