Seguir o O MINHO

Braga

Braga ‘namora’ autocarro elétrico inteligente que já circula em Espanha

Mobilidade

em

Foto: DR

Chama-se “Bus Eléctrico Inteligente – BEI” e já circula no município de Vitoria-Gasteiz, no País Basco, Espanha. Uma aposta pessoal do autarca daquela cidade, Gorka Urtaran, este autocarro elétrico inteligente atraiu a atenção dos Transportes Urbanos de Braga, que recentemente deslocaram para o nordeste peninsular uma comitiva para avaliar os benefícios deste transporte.

A visita, adianta o jornal espanhol “Crónica Vasca”, foi composta não só por membros dos TUB mas também da Câmara de Braga, graças a um encontro que ambas as cidades realizaram durante a feira internacional Go Mobility, no País Basco, em abril. Nesse fórum, adianta a mesma fonte, a comitiva bracarense mostrou-se interessada em conhecer os detalhes da implementação do autocarro em território espanhol.

O proprio autarca espanhol, Gorka Urtaran, participou na primeira reunião técnica entre as duas cidades, ocorrida já esta semana, onde estiveram representantes de transportes, políticos e ambientais.

A comitiva já teve oportunidade de viajar no autocarro, mas a visita irá prolongar-se por mais dias, onde poderão conhecer especificidades técnicas sobre o novo meio de transporte citadino.

Para a sua implementação, foram necessários várias obras profundas no centro da cidade espanhola, algo que, segundo o jornal espanhol Notícias de Alava, provocou alguma insatisfação por entre moradores e comerciantes locais. Contudo, e agora que se encontra finalizado, é comparado com estruturas de outras capitais mundiais e cidades europeias onde a vanguarda pela mobilidade elétrica se encontra noutro patamar de evolução.

Populares