Braga: Músico espanhol de jazz Joam Chamorro toca no Museu D. Diogo de Sousa

Pela mão da associação JAM Jazz Minho
Braga: músico espanhol de jazz joam chamorro toca no museu d. Diogo de sousa
Fotos: Divulgação

A associação JAM Jazz Minho traz a Braga, nos dias 29 e 30 de agosto, a banda do músico espanhol Joan Chamorro, diretor da Sant Andreu Jazz Band, de Barcelona, que toca nos jardins do Museu de Arqueologia D. Diogo de Sousa.

O seu dirigente, Jorge Rocha disse a O MINHO que o programa inclui ensaios abertos ao público, duas masterclasses – “Direção de Orquestra de Jazz e Ensino do Jazz a Jovens” (por Chamorro) e “Do Violino Clássico ao Violino de Jazz” (por Èlia Bastida) –, uma «jam session» com músicos convidados e um jantar-concerto especial com a JAM Jazz Orchestra sob direção de Chamorro.

“Braga acolhe um evento imperdível dedicado ao jazz internacional: “JAM Jazz Orchestra Convida Joan Chamorro – Masterclasses e Concertos”. Serão dois dias de intensa partilha artística e musical com a presença de Joan Chamorro, maestro, multi-instrumentista e pedagogo de renome mundial”, salientou.

Figura essencial na formação de jovens músicos, – acrescenta – Joan Chamorro é responsável por lançar artistas como Rita Payés e Andrea Motis, hoje nomes maiores do jazz contemporâneo.

Ao longo da sua carreira, produziu mais de 18 álbuns na série “Joan Chamorro Presenta”, um projeto inovador que dá visibilidade a músicos desde muito jovens, num modelo pedagógico único no panorama internacional”.

Chamorro chega a Braga acompanhado por alguns dos seus mais talentosos ex-alunos, hoje com carreira internacional afirmada: Èlia Bastida (violino), Elsa Armengou (trompete), Pau Garcia (piano) e Lola Peñarola (saxofone), “todos com participações em discos da prestigiada série que os lançou.

Produzido pela PjB-Event Producer e com o apoio da JAM Jazz Minho e da Câmara Municipal de Braga,este evento – diz, ainda, Jorge Rocha -, “pretende afirmar a cidade como ponto de encontro privilegiado entre músicos, público e novas gerações do jazz, num ambiente de partilha, formação e celebração da música”.

A associação Jam Jazz Minho

Fundada em agosto de 2022, a Jam Jazz Minho surgiu com o objetivo de “criar uma comunidade que envolva músicos, público e instituições.

Nos dois primeiros anos, este objetivo foi amplamente alcançado através de concertos regulares com jam sessions, promovendo conexão e convívio”.

O projeto “busca praticar jazz adaptado a diferentes espaços e contextos, tornando-o acessível para conquistar novos públicos, mesmo aqueles menos familiarizados com o género. A visão é inclusiva, multigeracional e abrange diversos subgéneros, sempre com foco na acessibilidade.

O impacto cultural já se estende a Braga, cidades vizinhas e ao Porto, com forte ligação à comunidade de músicos que estudam na ESMAE- Escola Superior de Música e Artes do Espetáculo.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Fc porto soma terceira vitória com goleada ao casa pia

FC Porto soma terceira vitória com goleada ao Casa Pia

Próximo Artigo
Sc braga empata em casa com o avs

SC Braga empata em casa com o AVS

Artigos Relacionados