Seguir o O MINHO

Braga

Braga: Município investe na valorização da rede escolar do concelho

em

O presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, assinalou, esta quarta-feira, o arranque do ano letivo 2015/2016 com a entrega simbólica dos manuais escolares aos alunos com auxílios económicos da EB1 de S. Lázaro.

 De acordo com o Município de Braga, além desta medida, que nos últimos dois anos representou um investimento de cerca de meio milhão de euros, Ricardo Rio deu conta dos diversos investimentos realizados em infra-estruturas escolares e da promoção de programas dirigidos à população escolar, de que é exemplo a distribuição de fruta aos alunos do 1.º ciclo, entretanto alargada às crianças do pré-escolar.

“Temos ainda a leitura de contos, a educação rodoviária e muitas outras iniciativas realizadas em estreita colaboração com as comunidades escolares”, acrescentou o Edil, que se fez acompanhar por Lídia Dias, vereadora da Educação.

 A política de atribuição de manuais inclui a oferta generalizada dos livros a cerca de cinco mil alunos do regime geral, sendo que mais de três mil alunos já beneficiam desta oferta por estarem integrados nos escalões A e B, recebendo também os livros de fichas e ‘kits’ de material escolar.

inicio ano letivo braga1

 Na visita à EB1 de S. Lázaro, o autarca bracarense deixou ainda a garantia de requalificação daquele equipamento escolar já a partir de 2016. Trata-se de uma intervenção prioritária que, para avançar, aguarda apenas o anúncio de abertura de candidaturas aos fundos comunitários.

“Esta é uma escola com mais de 250 alunos e isso exige da nossa parte um compromisso e empenho especial na concretização de condições que possam potenciar a qualidade do ensino e o conforto de todos aqueles que aqui passam os seus dias”, frisou.

A garantia da requalificação da EB1 de S. Lázaro foi bem recebida pela comunidade escolar. Para Graça Moura, diretora do Agrupamento, a requalificação da escola vai “permitir assegurar um ensino de excelência, melhorar os resultados e formar melhores cidadãos”.

 A par da requalificação da EB1 de S. Lázaro, que será transformada em Centro Escolar num investimento de cerca de um milhão de euros, Ricardo Rio apontou como prioritárias as intervenções nas escolas da Gualtar e Merelim S. Pedro. A estes, juntam-se os casos de Esporões e da Quinta da Veiga, “em vias de concretização”.

 Neste arranque do ano letivo, o presidente da autarquia reiterou o descontentamento pelo encerramento de salas de Jardim de Infância e de 1. º Ciclo em algumas escolas do concelho, garantindo que o Município de Braga continuará a “bater-se para que estas decisões sejam revertidas e que os equipamentos possam ser dotados das salas necessárias para fazer face à procura que existe efetivamente”.

inicio ano letivo braga

EM FOCO

Populares