Seguir o O MINHO

Braga

Braga mostra potencialidades do mundo rural no Campo da Vinha

em

Valorizar as atividades e tradições rurais, agrícolas e artesanais do concelho é o objetivo da ‘Semana do Mundo Rural’, que o Município de Braga realiza entre esta quinta e o dia 11 de outubro, no Campo da Vinha, no centro da cidade.

Organizada pelo Pelouro do Ambiente, Energia e Desenvolvimento Rural, a iniciativa inclui um conjunto de atividades que terão como ponto alto o Cortejo Etnográfico das Freguesias, marcado para a tarde de domingo, a partir das 14h30.

Na abertura do certame, que decorreu esta quinta-feira, o vereador Altino Bessa salientou que a iniciativa constitui uma oportunidade para mostrar as potencialidades do mundo rural, reavivar as tradições e promover o património das freguesias do Concelho.

“O evento é uma forma das freguesias mais rurais do concelho mostrarem o que de melhor têm, as suas tradições, as ruas raízes culturais e os seus produtos”, referiu.

Este ano, a Semana do Mundo Rural apresenta-se com mais stands e tem associada uma ‘Festa da Cerveja Artesanal’. Outra das apostas prende-se com a animação e concertos diários que irão decorrer no Campo da Vinha.

Altino Bessa salientou ainda a participação das freguesias que, além de terem sido convidadas para o cortejo etnográfico agendado para o próximo domingo à tarde, foram desafiadas a ocupar um stand no recinto do certame e divulgar as suas atividades.

“A este repto aderiram seis freguesias que vão estar cá durante todo o certame a divulgar as suas atividades e a sua dinâmica associativa”, referiu o vereador.

Artigos de artesanato, produtos hortícolas e frutícolas, fumeiro e queijos são os produtos que os visitantes poderão adquirir e degustar no mercado instalado no Campo da Vinha.

braga mundo rural

A Semana do Mundo Rural arrancou hoje com a animação a cargo do Grupo de Cavaquinhos da Academia Sénior, com o Mercado de Rua e a realização de jogos tradicionais. Para esta noite está agendado o concerto da Azeituna e a realização de uma palestra sobre solos, no GNRation.

No dia 9, às 10h00, destaque vai para uma desfolhada com crianças e idosos, às 14h30, para a visita ao Banco Português de Germoplasma Vegetal e, à noite, para os concertos de ‘Zeca Torres & Luís Muxima’ e do Grupo de Cantares ‘Raízes do Cávado’.

No sábado, na Quinta Pedagógica, decorre o Curso de Agricultura Biológica e um ‘show cooking’ de ‘Papas de Sarrabulho’ e ‘Fidalguinhos’. Para este dia estão ainda agendadas visitas a produtores de Vinho Verde, ao Monte de Panoias e ao Mosteiro de S. Martinho de Tibães onde irá decorrer a tradicional desfolhada. Neste dia, a animação estará a cargo do Grupo de Cavaquinhos de Santa Tecla, Grupo de Concertinas e Cavaquinhos de Parada de Tibães, do ‘Canto D’Aqui’ e de Hugo Torres.

No domingo, último dia do certame, o destaque vai para o Cortejo Etnográfico das Freguesias com saída do Campo da Vinha, às 14h30. Neste cortejo que irá percorrer as principais artérias do Centro Histórico, as freguesias do concelho vão mostrar o seu património rural e cultural. No final do desfile, realiza-se uma desfilhada com a participação da Rusga de S. Vicente e Rusga de Merelim S. Paio. O programa de domingo inclui ainda, de manhã, oficinas sobre ‘Sementes Regionais – um património vivo’, sobre propagação de plantas aromáticas e medicinais e sobre vermicompostagem.

De referir que todas as atividades acima descritas poderão sofrer alterações.

braga mundo rural2

Populares