Faleceu o cónego Manuel Azevedo Tinoco, este sábado, aos 85 anos, anunciou a Arquidiocese de Braga. O funeral está marcado para Amares, na próxima segunda-feira.
De acordo com uma nota publicada no ‘site’ da arquidiocese, o Cónego Manuel nasceu a 13 de janeiro de 1942 e foi ordenado sacerdote a 09 de julho de 1967.
Era membro do Cabido Metropolitano e Primacial Bracarense (ou Cabido da Sé de Braga).
Foi diretor do Seminário de Nossa Senhora da Conceição e, depois, do Seminário Conciliar de S. Pedro e S. Paulo e exerceu funções como reitor da Basílica do Bom Jesus do Monte durante 20 anos (entre 1998 e 2018).
Foi ainda coordenador Arquidiocesano da Pastoral dos Santuários (2006) e Capelão da Capela de Nossa Senhora de Guadalupe, paróquia de São Victor (2019)
“A Arquidiocese de Braga, a família e as comunidades às quais serviu, unem-se agora em oração e agradecem a Deus pelo seu ministério sacerdotal e pelo dom da sua vida”, lê-se na mesma nota.
O funeral realiza-se na segunda-feira, com duas missas, uma às 10:30 e outra às 15:30, com o arcebispo de Braga, José Cordeiro, a assumir a celebração da liturgia.