Um grupo de moradores da freguesia de São Vítor, Braga, está indignada com as pichagens feitas nos prédios.
As frases a ‘spray’ foram feitas na segunda-feira, conforme denunciou o coletivo “Moradores Rua Luís Soares Barbosa”.
Surgiram nas imediações do terreno em que um promotor privado vai construir um ginásio, que foi contestado por moradores pela destruição de um espaço verde.
As mensagens são de contestação pela referida construção, atacando a Câmara de Braga e a empresa promotora do empreendimento.
“A comissão de moradores luta pelo ambiente e pela qualidade de vida no nosso bairro e, por extensão, na cidade de Braga. Como tal, não executamos, não promovemos e não incentivamos ações que degradem o espaço público”, sublinha.
Pedem, por isso, aos autores das pichagens que parem e “reparem os estragos”.
“Vimos as nossas árvores arrancadas do nosso espaço verde, mas a expressão da nossa revolta não pode danificar as paredes das nossas casas. Reconhecemos o direito à indignação, mas esse inconformismo deve ser canalizado para formas de protesto que respeitem o outro e o seu património”, lê-se no comunicado enviado a O MINHO.
A Câmara de Braga confirmou, na segunda-feira, que a construção é mesmo para avançar e o coletivo de moradores culpa o executivo pelos atos de vandalismo.
“Não podemos deixar de responsabilizar o executivo camarário por esta situação, que nunca envolveu a população no processo de decisão sobre o futuro do nosso espaço verde e trataram este movimento com sobranceria, senão mesmo arrogância. É essa a semente destes comportamentos isolados que não representam o nosso grupo”, concluem.