Braga
Braga: Moinho de Este S.Pedro foi um dos vencedores do Orçamento Participativo
em
Moinho de Este S. Pedro será uma mais-valia para o concelho, diz a câmara.
Ao fim de muitos anos a freguesia de Este S.Pedro, em Braga, vai ter finalmente o seu moinho recuperado e requalificado. Esta medida só foi possível graças à iniciativa do Município de Braga em dar voz aos cidadãos através do Orçamento Participativo (OP) de 2015.
A requalificação deste património histórico local foi um dos seis projectos vencedores do OP, desenvolvido pela primeira vez no ano transacto, e que levou a que muitos bracarenses depositassem o seu voto na recuperação e revitalização do moinho movido a água, que se encontrava em ruínas nas margens do rio Este, junto à variante do Fojo.
Após uma visita às obras em curso que o presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio, realizou esta terça-feira, dia 25 de agosto, foi possível perceber que o “sonho” dos habitantes da freguesia será uma realidade muito em breve.
“Este é o resultado de uma cidadania activa em prol do bem comum. Trata-se de um anseio muito antigo da população da freguesia de Este S. Pedro, cuja concretização se tornou realidade graças à sua mobilização e do próprio executivo da União de Freguesias”, referiu Ricardo Rio.
Para o autarca, o Orçamento Participativo é uma “excelente oportunidade para as freguesias concretizarem projectos nos vários domínios de intervenção”, sendo que neste caso concreto, a “valorização ambiental e turística de um espaço histórico que estava abandonado, vai ser uma grande mais-valia não apenas para os habitantes da freguesia, mas também, para toda a população bracarense”.
O moinho prepara-se para ser um ‘ex-libris’ da freguesia. Além da sua requalificação, este legado patrimonial perfila-se para ser um centro interpretativo com a reconstituição do circuito de transformação dos cereais e receber visitas de estudo ou turísticas, tal como, diversas actividades culturais, dando o seu contributo ao desenvolvimento da freguesia e do concelho.
Requalificar o moinho foi uma intenção que constou em vários programas eleitorais dos candidatos à autarquia local. Conseguir a concretização desse projecto é algo que ‘enche de orgulho’ o presidente da união de freguesias de Este (S. Pedro e S. Mamede). Para Manuel Carvalho esta é uma obra que irá certamente agradar a todos e será alvo de muitas visitas.
“Queremos devolver o moinho à comunidade de Este e a todos os Bracarenses. Ao longo de muitos anos sempre me debati para que esta obra fosse executada”, afirmou, enaltecendo a iniciativa do Município de Braga em destinar verbas do orçamento municipal para que os cidadãos decidem quais os projectos a serem desenvolvidos.
Leia Também
-
Família brasileira queixa-se de xenofobia em restaurante de Braga
-
Ponte de Lima vai ter Orçamento Participativo
-
Andam a roubar flores em cemitério de Braga
-
Câmara de Braga adjudica por 1,26 milhões requalificação da EB de São Pedro de Este
-
Onda de assaltos junto a cemitério em Braga
-
Câmara requalifica escola básica de Este São Pedro mas a de São Mamede mantém-se
EM FOCO
Politécnico de Viana está a recrutar docentes
Oportunidade
Braga recebe próxima edição da EuroRegião Talks
Este mês
Hot Deals da Cardan Braga têm oportunidades em Usados e Seminovos
A super-exposição vai estar disponível até 29 de maio
Populares
-
FutebolHá 1 dia
‘Craque’ de Cerveira assina contrato remunerado com o FC Porto
-
CávadoHá 2 dias
Quer comprar casa (ou terreno) em Esposende? Câmara vai vender algumas
-
Alto MinhoHá 1 dia
Ponte da Barca: Amazon lança série sobre a volta ao mundo de Fernão de Magalhães
-
CávadoHá 2 dias
Duas mulheres de Aveiro feridas após despiste numa ponte em Barcelos