A Proteção Civil de Braga registou, só no dia de ontem, mais duas descargas poluentes no rio Este.
Na primeira situação, o alerta foi dado às 13h30, pela PSP, na freguesia de Lomar.
“Após cerca de 1 km de trajeto na verificação de todas as caixas, foi detetado que a origem da descarga se deveu ao entupimento de uma caixa de saneamento a qual tinha uma rotura que provocava passagem para o coletor de águas pluviais”, refere a Proteção Civil.
A AGERE foi, então, acionado e “de imediato mobilizou os meios necessários para proceder ao desentupimento da caixa de saneamento e hoje iniciou a reparação da rutura existente”.
A outra situação foi detetada cerca das 16:30, no túnel da Ribeira de Dadim.
“Na tentativa de detetar a origem da descarga, foram percorridos 5,24 km, procedento a Equipa Operacional de Proteção Civil – Ambiente à verificação de todas as caixas existentes, tendo sido detetado que a descarga se deveu à realização de um furo artesiano na freguesia de Nogueiró”, acrescenta a Proteção Civil.
Foi solicitada a presença da GNR que, de imediato, mobilizou uma patrulha ao local para registar a ocorrência e proceder em acordo com os procedimentos legais previstos.
A Proteção Civil de Braga apela a quem tiver conhecimento de descargas poluentes que a contacte com a maior brevidade através do número 253 61 60 60 ou 969 064 237.