Braga: Luísa Costa Gomes vence Grande Prémio dst

Com o livro “Visitar Amigos e Outros Contos”
Braga: luísa costa gomes vence grande prémio dst
Foto: Divulgação / Arquivo

O livro “Visitar Amigos e Outros Contos”, de Luísa Costa Gomes, venceu a edição deste ano do Grande Prémio de Literatura dst, anunciou hoje a empresa que o atribui.

Em comunicado, a dst indicou que o júri, presidido por José Manuel Mendes, da Associação Portuguesa de Escritores, e composto também por Lídia Jorge e Carlos Mendes de Sousa, justificou “a escolha por unanimidade, sublinhando que os contos da autora ‘surpreendem pela energia narrativa’, revelando ‘personagens poderosas na sua diversidade sociológica e afetiva’, com uma ‘recusa da inércia existencial’ e uma construção formal que enriquece a experiência de leitura”.

Quando se assinalam 30 anos desde a primeira edição do prémio, o valor monetário é de 30 mil euros, duplicando o montante atribuído, à semelhança do que já havia ocorrido nos 25 anos do galardão (quando o valor associado foi de 25 mil euros).

De acordo com a empresa, foram recebidas mais de 200 candidaturas a esta edição do prémio, destinada à prosa.

A entrega do prémio está marcada para 28 de junho, no Theatro Circo, em Braga, “com uma programação cultural dedicada e inédita”.

Luísa Costa Gomes já havia vencido este mesmo prémio em 2015, com “Cláudio e Constantino”.

A autora, que nasceu em Lisboa, em 1954, licenciou-se em Filosofia, foi professora do Ensino Secundário, dirigiu a revista Ficções, dedicada à divulgação de contos, e, além de ser autora de romances, contos, crónicas, faz tradução literária, nomeadamente para teatro.

O seu primeiro romance, “O Pequeno Mundo”, ganhou, em 1988, o Prémio D. Diniz da Casa de Mateus enquanto a obra “Olhos Verdes” venceu, em 1995, o Prémio Máxima de Literatura.

Com “Contos Outra Vez” conquistou, em 1997, o Grande Prémio de Conto da Associação Portuguesa de Escritores, enquanto em 2022 ganhou o prémio literário do Correntes d’Escritas com “Afastar-se”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Assaltos alarmam população em fafe. Esta noite foram três

Assaltos alarmam população em Fafe. Esta noite foram três

Próximo Artigo
Vão nascer dois parques em famalicão. São 10 hectares com mais de 5. 000 árvores

Vão nascer dois parques em Famalicão. São 10 hectares com mais de 5.000 árvores

Artigos Relacionados