A Comissão de Homenagem aos Democratas do Distrito de Braga apresenta, dia 25, às 18 horas, na Livraria Centésima Página, em Braga, o livro, “Enterrem-me na Vertical. Dr Cabaninhas -Uma vida pela Liberdade”, da autoria de Clara Macedo Cabral, neta do advogado Alberto Rodrigues.
Com edição da Caminho, a obra, com mais de 600 páginas, será apresentada pelo bibliotecário bracarense Henrique Barreto Nunes.
De acordo com o organismo, “o livro retrata a história desconhecida de um homem, cujo percurso de vida, dividido entre o Nordeste transmontano e o Minho, foi um exemplo de resistência ao Estado Novo”.
E acrescenta: “Suportada em múltiplos documentos e fotografias, a autora, atualmente a viver em Londres, percorre a vida do avô marcada pelo seu percurso político (foi candidato por Braga nas eleições de 1965), pela prisão, pela fuga do país, pelo refúgio nas minas, onde se escondeu da PIDE e pelo seu trabalho como advogado, nomeadamente em defesa dos mais necessitados”.
Na introdução à obra, a autora escreve: “«Enterrem-me na vertical» é uma biografia romanceada do meu avô, ativista na oposição democrática à ditadura, abordando uma história ainda pouco desvendada, o lado familiar dos que lutaram contra o antigo regime. Amplamente sustentado em entrevistas orais e consultas documentais, aqui se tenta reconstruir um passado doloroso e silenciado para a possível catarse familiar”.
Clara Macedo Cabral tem já seis livros publicados, sendo que um deles «A inglesa e o marialva: um amor na arena», editado em 2018, integra o Plano Nacional de Leitura.