Braga: Linha vermelha do ‘metrobus’ vai custar 35 milhões

Concurso público já foi lançado
Imagem: CM Guimarães

O concurso público para a construção da linha vermelha do BRT (ou ‘metrobus’) em Braga que vai ligar a estação de caminhos-de-ferro ao hospital, passando pela Universidade do Minho, foi lançado por 35 milhões de euros, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a empresa Transportes Urbanos de Braga (TUB) especifica que a linha do ‘Bus Rapid Transit’ (BRT) terá início no Largo da Estação, junto à estação ferroviária, passando pela Rotunda Santos da Cunha, Avenida Imaculada Conceição, rotunda das piscinas e Av. João Paulo II, terminando no Hospital de Braga, junto à Rotunda 24 de julho, e atravessando o Campus de Gualtar da Universidade do Minho.

A linha, cujo procedimento pré-contratual para conceção-construção foi lançado a 19 de maio, terá uma extensão de cerca de seis quilómetros e 12 estações em cada um dos sentidos da faixa de rodagem.

Até junho de 2026, os autocarros já deverão estar a circular.

Terminais na estação e hospital

“A operação deste sistema, que funcionará como a espinha dorsal do sistema de transporte público do concelho, conta com 12 viaturas articuladas de 18 metros, com capacidade para cerca de 130 passageiros, e uma frequência de seis minutos a uma velocidade comercial estimada entre os 18 e os 19 quilómetros por hora”, acrescenta a TUB.

Nas estações terminais principais, localizadas na Estação Ferroviária de Braga e no Hospital de Braga serão instalados pantógrafos que assegurarão o carregamento de oportunidade das viaturas elétricas em operação.

O projeto prevê, ainda, que 81% do seu traçado seja realizado em canal dedicado e 19% em via partilhada com prioridade semafórica, “garantindo assim a eficiência do canal dedicado”.

Previstos mais de 2 milhões de passageiros no terceiro ano de operação

No terceiro ano de operação, estima-se que o sistema transporte mais de dois milhões de passageiros por ano, evitando a emissão de mais de 430 toneladas de CO2.

“Este contributo ambiental traduz-se numa melhoria significativa da qualidade do ar, com efeitos diretos na saúde, qualidade de vida e bem-estar da população”, sublinha a TUB.

A empresa refere que a implementação deste projeto surge num contexto de “forte crescimento demográfico e de procura pelo transporte público” em Braga.

“O sistema de BRT de Braga representa um compromisso estratégico com a modernização da mobilidade urbana, visando a implementação de uma solução de transporte público eficiente e inovadora, com elevada fiabilidade e regularidade, tecnologicamente evoluída, sustentável e integrada na cidade de Braga, mas também de importância decisiva para toda a mobilidade da região onde se insere, constituindo um fator catalisador de desenvolvimento económico num espaço territorial onde circulam cerca de 900 mil habitantes” sustenta ainda a TUB.

 
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