Arquivo

Braga: Lar com obra parada há dez anos licenciado para habitação (90 apartamentos)

Braga: lar com obra parada há dez anos licenciado para habitação (90 apartamentos)

O Município de Braga vai legalizar a alteração de uso de um prédio em construção em Dume, que inicialmente foi aprovado para Lar e Residência Sénior e passará, agora, a Equipamento destinado a Habitação Especializada com 90 apartamentos. O investimento é de 2,9 milhões de euros.

O pedido de licenciamento – que será debatido e votado segunda-feira em reunião do Executivo – é da firma Investimentos Imobiliários Martimparque, S.A – do grupo ABB -Alexandre Barbosa Borges – e o prédio, sito na Rua de São Martinho, passa a ter uma função de apoio aos equipamentos desportivos do município, às atividades desportivas universitárias e às relacionadas com a cidade desportiva do S.C. Braga.

Este uso – diz, ainda, a memória descritiva – visa complementar a oferta desportiva da cidade, permitindo o seu uso aos utilizadores de qualquer dos equipamentos do Estádio Municipal, da Cidade Desportiva, do complexo do Aeródromo, Autódromo e Kartódromo, bem como dos atletas do desporto universitário.

Em declarações a O MINHO, o vereador do Urbanismo João Rodrigues disse que a alteração tem como suporte jurídico o parecer positivo de Fernanda Paula Oliveira, Professora da Faculdade de Direito de Coimbra: “o prédio em causa tinha começado a ser construído e está lá uma estrutura em cimento e tijolo. Assim, retoma-se a obra, ainda que, com uma função diferente, e que é útil em termos de habitação para o concelho”, explicou o autarca, lembrando que a zona está em expansão.

O edifício terá três pisos – mais um recuado – e um «enterrado» – com 87 lugares de estacionamento – e 60 apartamentos T0, 19 do tipo T1 e 11 do tipo T2; foi incluída, no último piso, uma sala multiusos para utilização por parte dos hóspedes, com acesso ao terraço.

Os arranjos exteriores serão executados com materiais permeáveis, com arruamentos e passeios em cubo de granito e estacionamento em grelha de enrelvamento.

“Toda a zona norte da cidade de Braga tem vindo a demonstrar-se como uma área de expansão de elevado interesse, pelo que este equipamento servirá também os atletas de canoagem dada a sua proximidade ao do rio Cávado”, sublinha, ainda, a proposta. 

O projeto envolve a remodelação e ampliação de uma construção em estrutura (obra inacabada em estado avançado de execução), cujo projeto inicial foi aprovado em novembro de 2004 e que teve um posterior aditamento para residência geriátrica, que mereceu parecer favorável. 

O edifício mantém as cérceas então aprovadas e o aumento volumétrico será no plano horizontal, ocupando uma maior área de terreno.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Motociclista de 36 anos morre na a3

Motociclista de 36 anos morre na A3

Próximo Artigo
Três esfaqueados na via pública em ponte de lima

Três esfaqueados na via pública em Ponte de Lima

Artigos Relacionados