A Estratégia +Indústria, ao abrigo do Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026, prevê o investimento de 374 milhões de euros no concelho, o que potenciará a criação de cerca de 3.300 postos de trabalho até 2020.
Apresentada esta sexta-feira, aquela estratégia assenta no investimento de 359 milhões de euros por parte 51 empresas e de 14 milhões de investimento público, comparticipado em 85% por fundos comunitários. Enquadra os planos de investimento e de regeneração de áreas empresariais do município de Braga vocacionados para a indústria, “de forma a potenciar a criação de emprego e o aumento de exportações através do incremento da competitividade das empresas”, adianta a autarquia em informação prestada sobre o projeto.
A Estratégia +Indústria enquadra os planos de investimento públicos e privados e de regeneração de áreas industriais de Adaúfe/Pitancinhos, Sobreposta, Celeirós, Ferreiros e Navarra, projetos submetidos ao programa de Pré-Qualificação a Operações de Acolhimento Empresarial do Norte 2020.
Segundo a autarquia, com o investimento ao abrigo do +Indústria projeta-se que o volume de vendas cresça 187 milhões de euros (+23,8%), o VAB cresça 54 milhões de euros (+28,8%), as exportações cresçam 166,5 milhões de euros (+94%), e o EBITDA cresça 19,4 milhões de euros (23,3%) até 2020.
Em termos de criação de emprego, o +Indústria prevê a criação de 2.413 de postos de trabalho a criar pelas 51 empresas ao que acrescem mais 900 postos a criar pelo restante tecido produtivo do concelho, num total de 3.313 novos postos de trabalho.
A estratégia +Indústria, explica a autarquia, “tem como um dos vetores a intervenção e a regeneração das zonas industriais existentes visando o aumento da competitividade das áreas de localização das atividades económicas e das empresas instaladas, e da capacidade de atração de novos investimentos, através da criação de condições imateriais e materiais diferenciadas de apoio à gestão e manutenção dos parques industriais”.
O Plano Estratégico para o Desenvolvimento Económico de Braga 2014-2026 assume uma importância assinalável na definição do modelo estratégico da economia do concelho, sendo promovido pela InvestBraga/Câmara Municipal, em parceria com a Universidade do Minho, a Associação Industrial do Minho, a Associação Comercial de Braga, a AICEP, o IAPMEI e o IEFP.
Ative as notificações no canto esquerdo do seu ecrã e receba alertas de notícias de Última Hora.*
* disponível para Google Chrome