Braga: Junta partilha preocupação sobre degradação do campo de jogos de Gondizalves

Relvado e balneários em “péssimo” estado
Foto: DR

O Executivo da União de freguesias de Ferreiros e Gondizalves, em Braga, comunga da preocupação da Coligação Juntos por Braga quanto à necessidade de realização de obras de requalificação, “consideradas urgentes”, no campo de futebol de Gondizalves.

Em declarações a O MINHO, a presidente da União, a socialista Carolina Teixeira disse que já se reuniu com a vereadora do Desporto, Sameiro Araújo, a pedir a intervenção da Câmara e enviou um pré-projeto à administração da SGEB- Sociedade gestora dos Empreendimentos de Braga para a eventual intervenção: “O campo precisa de várias obras até porque esteve inativo alguns anos até 2021, com o fim do clube de Gondizalves”, sublinhou, vincando que enviou, também, nos últimos anos vária correspondência sobre o assunto ao Município, nomeadamente pedindo pequenas intervenções para colmatar anomalias.

A autarca salientou que, atualmente, está uma associação a utilizar o equipamento, pelo que, nos termos do contrato de concessão em vigor, “terá de acompanhar o custo das obras a fazer”.

Contactada a propósito, a vereadora Sameiro Araújo disse que compreende os desejos dos eleitos de Gondizalves, mas alerta para o facto de haver relvados sintéticos e equipamentos conexos, em pior estado em várias outras freguesias: “Há prioridades e estas constarão da lista de obras que estamos a preparar para concretizar em 2025”, disse, sem se comprometer com a do recinto em causa.

Já o administrador da SGEB, Rui Morais, disse a O MINHO que, nos últimos anos, foram feitas obras de fundo em 15 “relvados” mas acentuou que a empresa – ainda uma Parceria-Público-Privada dado que a Câmara aguarda o beneplácito do Tribunal de Contas para comprar o capital dos privados (51 por cento da ABB e da Arlindo Correia) – apenas faz obras por indicação do pelouro do Desporto.

Assembleia aprovou recomendação

Recorde-se que, esta semana a Assembleia da União, aprovou, na sua última reunião, uma recomendação da coligação Juntos por Braga com o objetivo de pedir obras no equipamento.

A Coligação adiantou, em comunicado que, a proposta foi aprovada por maioria, com seis votos a favor da Coligação, um do Bloco de Esquerda e um do Partido Socialista, contando ainda com quatro abstenções e um voto contra por parte do PS.

Os membros eleitos pela Coligação, dizem que, na sequência de uma visita realizada ao equipamento desportivo, constataram “a lamentável e triste realidade das condições deploráveis que a infraestrutura proporciona aos seus utilizadores diários, que são essencialmente crianças e jovens, assim como à comunidade em geral”.

Relvado em “péssimo” estado

Acrescentam ainda que “o péssimo estado do relvado em várias zonas do campo, as deficientes condições de conservação das infraestruturas elétricas, as más condições dos balneários, assim como as infiltrações existentes nos edifícios dos balneários, do posto médico e do bar, são situações que nos envergonham e que em nada dignificam o nome da nossa freguesia quando somos visitados por clubes de outras localidades”.

A Coligação assegura, ainda, que “está atenta e sensível à realidade da freguesia e que existem muitas outras fragilidades e carências, já devidamente referenciadas, e brevemente prometem adotar medidas no sentido da sua resolução, justificando a inércia do executivo local pela sua falta de capacidade e visão estratégica para o desenvolvimento da União de Freguesias”.

 
Total
0
Partilhas
Artigos Relacionados
x