Braga: João Rodrigues quer Gabinete do Associativismo para simplificar “burocracia excessiva”

Autárquicas 2025
Braga: joão rodrigues quer gabinete do associativismo para simplificar "burocracia excessiva"
Foto: DR

A coligação Juntos por Braga, que junta PSD, CDS e PPM, propõe a criação do Gabinete do Associativismo, com o objetivo de simplificar processos e garantir apoio mais ágil e eficaz, reforçando a ligação entre o município e as coletividades locais, foi hoje anunciado.

Em comunicado, a candidatura liderada por João Rodrigues explica que a medida surge em resposta aos desafios comuns identificados em visitas a várias associações do concelho, onde se destacam dificuldades burocráticas, apoios financeiros e falhas de comunicação com a Câmara.

“Já visitámos várias associações e os problemas repetem-se: burocracia excessiva, dificuldades no apoio financeiro e uma comunicação ineficaz. É por isso que queremos criar o Gabinete do Associativismo — para simplificar, apoiar e aproximar o município das associações que tanto fazem pela nossa comunidade”, sublinhou João Rodrigues, citado no comunicado.

A proposta foi anunciada durante a visita à Associação Cultural e Recreativa “Os Bravos da Boa Luz”. Com um papel ativo no panorama cultural, recreativo e comunitário da cidade, a coletividade é uma referência pela continuidade que dá às tradições bracarenses, em especial às da população da União de Freguesias de Maximinos, Sé e Cividade.

Presidida por José Silva, a associação dinamiza inúmeras atividades gratuitas e abertas à população, com especial destaque para a organização das marchas populares de Santo António. No entanto, a complexidade de financiamento e a exigência documental dificultam o trabalho da direção, refere a nota da cooligação.

“A vida em comunidade é essencial. As associações locais são pilares fundamentais para combater o individualismo, reforçar os laços sociais, preservar tradições e promover uma cidadania mais ativa e solidária. Os ‘Bravos da Boa Luz’ são um excelente exemplo”, afirmou João Rodrigues, reforçando que o município deve assumir um papel mais facilitador e próximo do tecido associativo local.

Com esta medida, a coligação “Juntos por Braga” quer “valorizar o associativismo como motor de identidade local e coesão social, garantindo que quem trabalha pelo bem comum encontra na Câmara Municipal de Braga um verdadeiro aliado”.

 
Total
0
Shares
Artigo Anterior
Desporto, saúde e desenvolvimento dos territórios em debate no politécnico de viana

Desporto, saúde e desenvolvimento dos territórios em debate no Politécnico de Viana

Próximo Artigo
Está a pensar ir ver a volta a portugal? Organização pede cuidado por causa da situação de alerta

Está a pensar ir ver a Volta a Portugal? Organização pede cuidado por causa da situação de alerta

Artigos Relacionados