João Rodrigues, candidato da coligação Juntos Por Braga, promete “continuar a investir no Bom Jesus”.
Acompanhado pelo vereador Altino Bessa, o candidato da coligação que junta PSD, CDS e PPM, realizou uma visita à Confraria do Bom Jesus do Monte, onde foi recebido pelo cónego Mário Martins, presidente da instituição, e Varico Pereira.
“Já somos Património Mundial da Humanidade — e isso é um motivo de enorme orgulho para Braga. Mas agora importa perguntar: quais são os próximos passos? Precisamos de continuar a investir, a cuidar e a dar vida ao Bom Jesus”, sublinhou João Rodrigues, citado em comunicado.
Durante a visita, foi sublinhada a necessidade de potenciar o trabalho já desenvolvido em parceria com o município de Braga. “A Confraria do Bom Jesus do Monte tem uma ligação próxima e ativa com a Câmara Municipal de Braga. Gostaríamos que esse protocolo se mantivesse e fosse ainda mais reforçado, sobretudo no plano cultural e na valorização imaterial”, afirmou o cónego Mário Martins, também citado no comunicado.
Entre as principais prioridades identificadas estão o reforço da agenda cultural, a melhoria da sinalética urbana e rodoviária com a marca do Bom Jesus do Monte, Património da Humanidade, bem como a requalificação das vias de acesso, para garantir a segurança dos peões e condutores. Outros desafios apontados incluem o reforço da limpeza e da recolha de resíduos, sobretudo nos meses de maior afluência, e a avaliação do estado do arvoredo.
Durante o encontro, João Rodrigues destacou o “excelente trabalho da Confraria na valorização deste património único”, dando como exemplo a intervenção de mais de dois milhões de euros em áreas distintas do Bom Jesus para reabilitação patrimonial e religiosa e que será iniciada ainda este ano, através do apoio de fundos europeus e de receitas próprias da Confraria, num projeto onde o Município também é parceiro.
“É fundamental reforçar o protocolo entre a Câmara Municipal e a Confraria, sobretudo no que toca à promoção da marca Bom Jesus. Este é um espaço que representa a alma de Braga e tem de ser tratado como tal”, reforçou João Rodrigues. “O Bom Jesus é a porta de entrada de muitos visitantes em Braga. Temos de continuar a garantir que essa primeira impressão seja memorável pela positiva”, acrescenta.
Com uma área de 27 hectares, o Bem Jesus tem quatro unidades hoteleiras e mais de dois milhões de visitantes anuais. É Património Mundial da Humanidade pela UNESCO desde há seis anos.